Foram entregues 87 livros, pessoalmente, por uma equipa do Museu da Presidência da República – Coordenadora do Gabinete de Relações Públicas do Museu da Presidência, Sílvia Moreira, e Mafalda Vilanova.

Ciência Política, História, Cultura, Arte e Religião são as categorias dominantes destes livros. Incluem-se também os discursos e intervenções, debates e conferências,  em livro,  de anteriores Presidentes da República durante os seus mandatos.

A coleção entregue é de um enorme valor histórico-cultural e político, pois compõe-se de algumas obras que por norma só podem ser encontradas no Museu da Presidência da República, o que é uma mais-valia para a comunidade de Navais e para a sua Biblioteca.

Ficou já confirmada uma visita da Biblioteca e dos seus leitores ao Palácio de Belém, em data a agendar.

A oferta de livros do Museu da Presidência da República à Biblioteca Dr. Anselmo de Castro surgiu na sequência de um pedido espontâneo, feito pela Biblioteca, representada por Maria de Fátima Gonçalves, à Presidência da República.

Perante a explicação de que se tratava de uma biblioteca solidária cujo objetivo é melhorar os hábitos de leitura e melhorar a cultura literária local,  homenageando ao mesmo tempo um  ilustre lente de Coimbra, natural da freguesia de Navais, Dr. Anselmo de Castro, o Presidente da República prontamente entendeu que a Presidência da República, representada no Museu da Presidência da República, se devia associar a esta iniciativa pedagógica e cultural, assim deferindo a oferta de livros.