A sessão, que pretende alertar as crianças do 1º ciclo para os cuidados básicos de saúde a ter para com os seus animais, será dinamizada pela dra. Filipa Quintela, médica veterinária do Hospital Veterinário Ani-Mar.

A partir das 14h30, a comunidade escolar terá a oportunidade de conhecer as medidas de adoção de um animal de estimação, os cuidados básicos a ter com os animais, como proceder à sua alimentação, higiene, saúde, vacinação, desparasitação, controlo de reprodução e uso do microship.

A Câmara Municipal da Póvoa de Varzim apoia esta sessão de sensibilização, que visa transmitir às crianças a responsabilidade que é comprar ou adotar um animal de companhia.

O Dia Mundial do Animal celebra-se desde 1930 e tem como objetivo lembrar que os animais são seres vivos com direitos. Esta efeméride coincide com o dia da morte de Francisco de Assis, um acérrimo defensor dos animais.

Os direitos dos animais estão consagrados através da aprovação da Declaração Universal dos Direitos do Animal pela UNESCO, em 1978.