No dia 2 de abril, Dia Internacional do Livro Infantil, serão promovidas atividades na Biblioteca Municipal e na Biblioteca Diana Bar, para o público infantil. 

No Diana Bar será inaugurada uma Exposição de Ilustração Infantil “Imagimundo” da ilustradora Elsa Neves, que estará patente até ao fim do mês. Também, nesse dia, às 11h00, Elsa Neves vai dinamizar um Ateliê de Ilustração Infantil para as crianças viajarem através da imaginação. Elsa Neves nasceu em 1979, em Londres, e estudou Belas Artes. Trabalha como ilustradora desde muito nova e é apaixonada pelo mundo da ilustração, principalmente ilustração infantil. Publicou o seu primeiro livro em Portugal em dezembro de 2013. “Imagimundo” – um mundo onde brincar e imaginar é obrigatório e o presente infantil é colorido pelos sonhos dos “faz-de-conta”. Cada personagem da coleção busca os seus futuros antecipados ou, se calhar, apenas brinca na permissão que o tempo lhe dá…

Na Biblioteca Municipal, a 2 de abril, pelas 15h00, haverá uma Aula de Yoga para crianças em torno do conto infantil Onde mora a Felicidade de Ana Martins e ilustração de Miguel Tepes, organizada pela Áshrama Póvoa de Varzim – Centro do Yoga.

Ana Martins, do Áshrama Póvoa de Varzim dá a conhecer um pouco da magia do Yoga Sámkhya através desta história. “O que fazer quando estamos tristes? Era uma vez um menino que decidiu viajar à volta do mundo à procura da casa da Felicidade para se sentir mais feliz. Ajudado pelos animais que foi encontrando pelo caminho, acaba por fazer uma descoberta surpreendente!”

A 9 de abril, às 14h30, as crianças são convidadas a participar numa sessão de leitura animada dos livros infantis Ana Rita e os amigos e O farol dos pequenos aventureiros de Ascensão Lopes.

Ana Rita e os amigos: “Vem conhecer a Ana Rita e os seus amigos, que vivem um monte de aventuras e provam a amizade que os une. E sabes quem são esses amigos? Não penses que são somente outras meninas e meninos. Sim, além das meninas e dos meninos, também são amigos da Ana Rita a mamã e o papá, a avó e o avô, os primos e o gato Tareco, mais o cão Piloto… E todos gostam de se reunir para festejar, para se divertir e sorrir à vida!”

O farol dos pequenos aventureiros: “Já subiste a um farol na companhia de amigos, vivendo uma grande aventura? Não?! Pois então, entra neste livro, junta-te ao grupo de amigos que nele existem e prepara-te para te sentires um pequeno aventureiro. Mas fica já a saber que uma aventura, para ser uma verdadeira aventura, acaba sempre em bem, com os amigos a aprenderem mais umas lições no curso da vida”. 

No dia 17 de abril, pelas 15h00, irá realizar-se uma sessão de Marés de Leitura – Encontro com Luís Henrique Stingl e Benedita Stingl. Esta atividade consiste em ações de descoberta de novos talentos na escrita e ilustração, dirigida a alunos do 2º e 3º ciclos, promovendo o contacto de crianças e jovens com diferentes autores e ilustradores. Luís Henrique Stingl é um jovem de 13 anos que ilustra as obras infantis de sua mãe, Benedita Stingl. Mãe e filho partilham a sua experiência…

A 23 de abril de 1616, faleceram Shakespeare e Cervantes, dois grandes escritores. Desde 1996, e por decisão da UNESCO, a 23 de Abril, dia de São Jorge é comemorado o Dia Mundial do Livro e do Direito de Autor. É uma homenagem mundial ao livro e seus autores, sensibilizando os mais jovens para a descoberta e o prazer da leitura. A ideia partiu da Catalunha, Espanha, honrando uma velha tradição catalã segundo a qual, neste dia, os cavaleiros oferecem às suas damas uma rosa vermelha de São Jorge (Saint Jordi) e recebem em troca, um LIVRO.

A Biblioteca Municipal procura, já há alguns anos recriar esta tradição através da iniciativa “Livros na Rua – Faça compras, receba Livros!” na Rua da Junqueira, durante o dia 23.

Nesse mesmo dia, na Biblioteca Municipal, às 15h00, haverá uma Sessão de Leitura Especial com Miguel Sá, um invisual que vai partilhar com todos a sua experiência de vida.

Às 18h00, será inaugurada a ExposiçãoVidas com Livros” dedicada a Énio Ramalho no Centenário do seu nascimento, seguindo-se uma sessão evocativa na qual vão participar familiares, amigos e professores do “Liceu” que trabalharam e conviveram com o Professor Énio Ramalho. A exposição estará patente até 27 de junho de 2015.

Participe nesta Festa e deixe-se encantar pela magia do livro e da leitura…