O Mercado Municipal voltou a recriar a iniciativa Bois da Páscoa, com exposição do gado, na Praça Marquês do Pombal, desde as 9h00 até à saída do cortejo que aconteceu às 15h30. O Passeio dos Bois da Páscoa, que antigamente se realizava na Quinta-feira Santa, percorreu as principais artérias da cidade, atraindo milhares de pessoas. Este ano, participaram cinco produtores, entre eles vindos de Fafe e Marco de Canaveses, com 18 animais.

O Presidente da Câmara Municipal, Aires Pereira, e Lucinda Delgado, Vereadora do Desenvolvimento Local, estiverem presentes na iniciativa.

Veja a fotogaleria.

Lucinda Delgado, Vereadora do Desenvolvimento Local da Câmara Municipal, recordou que “a tradição deixou de existir após o 25 de Abril de 1974”, sobretudo por “uma certa descrença” nesta prática, que constituía também “uma homenagem aos agricultores e produtores”.

O desfile do gado, adornado com sinos e cravos, foi precedido por uma exposição aos comerciantes na Praça Marquês de Pombal, em pleno centro e junto ao Mercado Municipal, “durante a qual alguns talhantes acabam por adquirir os animais”, contou a vereadora, frisando que “um dos objetivos é também divulgar o Mercado Municipal aos talhantes de fora do concelho”, além do “reavivar da tradição que a maior parte das crianças nunca viu”. Este ano, foram vendidos três animais aos comerciantes do Mercado.

Este é um evento, organizado pela Câmara Municipal, na Semana Santa, que vem enfatizar a política do Município poveiro de atrair pessoas à Póvoa de Varzim para além da época balnear. A este propósito, o Presidente da autarquia, Aires Pereira transmitiu que “a Semana Santa, na Póvoa de Varzim, tem vindo a ter uma reputação cada vez maior não só sob o ponto de vista religioso, mas também sob o ponto de vista do turismo, sendo que começa a ser uma semana de muita procura, nomeadamente por espanhóis, na nossa hotelaria e restauração”. Neste sentido, a Câmara empenha-se em realizar atividades que confiram atratividade e dinamizem os espaços.