O Presidente da Câmara Municipal, Aires Pereira, e o atleta poveiro, Bruno Alves, descerraram a placa inaugural no sábado à tarde e logo o espaço se encheu de crianças e atletas que quiseram experimentar o novo equipamento.

O edil começou por justificar a atribuição do nome Bruno Alves a este espaço e para tal recordou a conquista do Campeonato Europeu de Futebol, em 2016, pela Seleção Portuguesa distinguindo o “esforço, trabalho e dedicação”, bem como “a forma profissional e briosa com que defenderam o nome de Portugal”. Aires Pereira entende que “por isso, é da mais elementar justiça fazer, nestes momentos que correm menos bem, os reconhecimentos e as homenagens que são devidas”.

O Presidente da Câmara transmitiu que “este parque não poderia ter outro nome porque o Bruno é o nosso grande embaixador da Póvoa de Varzim, ele é o maior, é o nome a quem todos devemos o nosso respeito e admiração”, destacando ainda o facto de ser uma pessoa “humilde, disponível e tranquila e que representa bem os valores da Póvoa de Varzim e daquilo que mais preza, a família”. Acrescentou que “ele é, efetivamente, um orgulho para todos nós e um exemplo para os mais jovens”.

Aires Pereira fez questão de dar publicamente uma palavra de agradecimento a Pimenta Machado, Vice-Presidente da Agência Portuguesa do Ambiente, porque “foi das pessoas que mais lutou para que restituíssemos às pessoas este espaço”, reconhecendo que se tratou de “um processo difícil, mas já está concluído para nós porque conquistamos este espaço e temos aqui o que queríamos: um parque infantil, uma estrutura para a prática desportiva e a requalificação dos campos de basquetebol, já utilizados por milhares e milhares de jovens da Póvoa de Varzim. O espaço conta também com casas de banho”.

O autarca assumiu tratar-se de um momento em que “é agradável ser-se Presidente de Câmara porque estamos a devolver à população um espaço do qual estava privada há dezenas de anos, requalificado e qualificado para aquilo que é o ADN da Póvoa de Varzim: a vida ao ar livre, as nossas crianças e a prática do desporto”. Tudo isto, gratuito porque “é para isso que serve o espaço público: todos possamos utilizar da mesma forma”.

Terminou, pedindo a todos que “respeitem o que aqui fizemos, deixando o espaço da mesma forma que o encontramos: asseado, com o lixo colocado nos sítios próprios e com os equipamentos devidamente tratados. Essa é a nossa obrigação enquanto cidadãos”. Por último: “usem e abusem deste novo equipamento”.

O Vice-Presidente da Agência Portuguesa do Ambiente referiu tratar-se de “um processo iniciado há um ano atrás. Uma decisão muito partilhada com a Câmara Municipal: devolver este espaço ao domínio público que estava ocupado por um edifício com um volume assinalável e envelhecido, uma barreira visual”.

Pimenta Machado transmitiu que “não era um bom exemplo de urbanismo. Portanto, terminada a concessão, foi decidido devolver ao domínio público, demolindo o edifício e requalificando o espaço. Trata-se de um exemplo de urbanismo”.

Quanto à escolha do nome, Pimenta Machado reconheceu tratar-se de “um exemplo enquanto cidadão da Póvoa de Varzim e enquanto jogador, com uma elevada performance. É uma escolha muito feliz a do seu nome para este espaço”.

Terminou dizendo para usarem o espaço, “acima de tudo com a preocupação de que é um equipamento público e vamos usufruir sem estragar”.

Foi com enorme emoção que a figura do dia tomou da palavra. Bruno Alves começou por agradecer “a presença de todos, ao Presidente da Câmara, aos pais, à esposa, filhos e amigos”.

“Sou um cidadão da Póvoa que fui para o mundo e do mundo voltei sempre para a Póvoa”, transmitiu, acrescentando que “a Póvoa deu-me sempre tudo. Usei a praia e os relvados da cidade para treinar e atingir o meu sonho”. Revelou que o seu sonho foi conquistado ao tornar-se um atleta profissional e reconheceu que “a cidade da Póvoa ajudou-me muito e sempre que saí de cá, voltei”.

Bruno Alves manifestou estar a sentir-se “muito feliz, neste momento”, desejando que o parque com o seu nome seja um “local onde as pessoas disfrutem e se divirtam e que contribua para melhorar a qualidade de vida dos poveiros e de todos que queiram vir para cá, que serão sempre muito bem recebidos”.