O Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim esclareceu que “este Fundo traz algumas novidades relativamente ao que foi o Programa Metropolitano de Emergência Social (PMES). A experiência adquirida ao longo dos últimos seis meses contribuiu para que os nossos técnicos de Segurança Social detetassem situações que precisam ser sinalizadas e acompanhadas, de forma a que o dinheiro existente chegue ao maior número de pessoas. Do Fundo consta uma inovação: a disponibilização das pessoas que recebam este dinheiro para o voluntariado, de maneira a colaborarem com as instituições do concelho e com as ações que se realizam nas Juntas de Freguesia e na Câmara Municipal. Esta será a forma das pessoas darem uma contrapartida e a ajudarem a ajudarem-se. Se colaborarem com as instituições, também estas terão mais condições para ajudar as pessoas que estão a viver momentos difíceis na vida”. Aires Pereira esclareceu que este “não será um complemento de vencimento, mas um Fundo de Emergência destinado a apoiar as situações mais graves, temporárias e excecionais, que não se compadeçam com tempos de espera por outras ajudas institucionais, de que poderá resultar situações extraordinariamente graves”. Podem ter acesso ao apoio extraordinário e temporário previsto pelo FLES, todos os munícipes que reúnam cumulativamente as seguintes condições: ser residente no Concelho da Póvoa de Varzim, há mais de 1 ano; possuir um rendimento mensal “per capita” calculado com base nos critérios definidos pelo Instituto de Segurança Social para as Equipas Locais de Ação Social, de acordo com o manual de procedimentos para atribuição de prestações pecuniárias de caráter eventual. O apoio é excecional e temporário, à partida não superior a dois meses.

O Clube Naval Povoense terá um apoio de 30 mil euros para continuar a efetuar “o excelente trabalho que tem feito na Vela, no Pólo Aquático e na Natação Pura”. Também o Colégio Sagrado Coração de Jesus vai receber um apoio de 30 mil euros para restaurar a sua fachada. Aires Pereira considera uma mais-valia para a cidade o restauro do edifício. Os utentes da Universidade Sénior, do Rotary Club da Póvoa de Varzim, vão poder fazer exercício físico na Varzim Lazer. O município aprovou o apoio à Universidade Sénior que consiste na frequência de perto de 60 reformados em aulas destinadas à sua faixa etária.