Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

Inovar no Presente,
Garantir o Futuro!

Sections

Câmara aprova Fundo Local de Emergência Social

Póvoa de Varzim, 17.12.2013 - O Regulamento do Fundo Local de Emergência Social (FLES), um montante de 150 mil euros, foi aprovado na Reunião de Câmara de ontem.

Notícias

Câmara aprova Fundo Local de Emergência Social

Póvoa de Varzim, 17.12.2013

Póvoa de Varzim, 17.12.2013 - O Regulamento do Fundo Local de Emergência Social (FLES), um montante de 150 mil euros, foi aprovado na Reunião de Câmara de ontem.

 

O Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim esclareceu que “este Fundo traz algumas novidades relativamente ao que foi o Programa Metropolitano de Emergência Social (PMES). A experiência adquirida ao longo dos últimos seis meses contribuiu para que os nossos técnicos de Segurança Social detetassem situações que precisam ser sinalizadas e acompanhadas, de forma a que o dinheiro existente chegue ao maior número de pessoas. Do Fundo consta uma inovação: a disponibilização das pessoas que recebam este dinheiro para o voluntariado, de maneira a colaborarem com as instituições do concelho e com as ações que se realizam nas Juntas de Freguesia e na Câmara Municipal. Esta será a forma das pessoas darem uma contrapartida e a ajudarem a ajudarem-se. Se colaborarem com as instituições, também estas terão mais condições para ajudar as pessoas que estão a viver momentos difíceis na vida”. Aires Pereira esclareceu que este “não será um complemento de vencimento, mas um Fundo de Emergência destinado a apoiar as situações mais graves, temporárias e excecionais, que não se compadeçam com tempos de espera por outras ajudas institucionais, de que poderá resultar situações extraordinariamente graves”. Podem ter acesso ao apoio extraordinário e temporário previsto pelo FLES, todos os munícipes que reúnam cumulativamente as seguintes condições: ser residente no Concelho da Póvoa de Varzim, há mais de 1 ano; possuir um rendimento mensal “per capita” calculado com base nos critérios definidos pelo Instituto de Segurança Social para as Equipas Locais de Ação Social, de acordo com o manual de procedimentos para atribuição de prestações pecuniárias de caráter eventual. O apoio é excecional e temporário, à partida não superior a dois meses.

O Clube Naval Povoense terá um apoio de 30 mil euros para continuar a efetuar “o excelente trabalho que tem feito na Vela, no Pólo Aquático e na Natação Pura”. Também o Colégio Sagrado Coração de Jesus vai receber um apoio de 30 mil euros para restaurar a sua fachada. Aires Pereira considera uma mais-valia para a cidade o restauro do edifício. Os utentes da Universidade Sénior, do Rotary Club da Póvoa de Varzim, vão poder fazer exercício físico na Varzim Lazer. O município aprovou o apoio à Universidade Sénior que consiste na frequência de perto de 60 reformados em aulas destinadas à sua faixa etária.