O Presidente da autarquia, Aires Pereira, explicou que os espaços em causa integram o núcleo antigo de Terroso, toda a área da cidade (assim delimitada no Plano de urbanização) e uma ARU específica para a zona da Praça do Almada e Bairro da Matriz. Todos os privados com imóveis naquelas áreas vão poder candidatar-se a uma série de incentivos para a recuperação de habitações em mau estado de conservação. A redução do IVA para 6% nas empreitadas a realizar e a isenção de IMI e IMT estão entre os benefícios previstos. As Áreas de Reabilitação Urbana vão ainda permitir à Câmara Municipal da Póvoa de Varzim a candidatura de uma série de investimentos dentro destas áreas a fundos comunitários do próximo quadro comunitário de apoio – o 2020. Aires Pereira afirmou que a candidatura abrange cerca de 30 milhões de euros para investir nos próximos dez anos. Deste investimento, haverá uma fatia para as associações do concelho, integradas nas ARU, que precisem de remodelar ou ampliar as suas instalações.