O Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, Aires Pereira, falou sobre a publicação municipal começando por constatar que “a capa anuncia o tema único: João Francisco Marques, na pose que melhor o identificava: falando de um dos muitos temas em que era autoridade reconhecida. E, para que não restem dúvidas, a sua assinatura. Capa feliz, portanto, para uma monografia que, ao longo de 180 páginas, nos apresenta João Marques: o investigador, o professor, o sacerdote, o cidadão, o homem ligado à família”.

O edil explicou que cada uma das dimensões que caracterizam João Francisco Marques são apresentadas no Boletim pelo “testemunho de quem, nestas perspetivas, mais de perto o conheceu”, acrescentando que “eu próprio redigi, na qualidade de Presidente da Câmara, um pequeno texto, que combina o lado institucional (da função) com o pessoal, resultante do convívio que, particularmente nos últimos 25 anos, me permitiu um conhecimento mais próximo daquela figura a que sempre associara a distância de quem considerava culturalmente superior e humanamente difícil. Afinal, João Marques era de uma humanidade tocante, de uma afabilidade cativante, de uma disponibilidade insuperável, de uma proximidade quase geminada”.

Aires Pereira realçou a vertente social deste ilustre poveiro: “e se João Marques, um homem culto, Professor, Investigador e divulgador, é conhecido nos meios académicos pela qualidade e pela dimensão de uma obra que foi pioneira, quer na temática abordada, quer na metodologia adotada, eu quero lembrar a do homem convivial: o bom garfo, o bom copo, o cativante contador de estórias, o homem do sorriso fácil e contagiante e o apaixonado varzinista. Essas, sobretudo essas, são as memórias que guardarei para sempre. Porque se os livros, os artigos de revista e de jornal estão disponíveis para qualquer um, esta vivência próxima não foi privilégio de muitos. E eu tive a felicidade de ser um deles”.

Para o edil, “o Boletim que hoje apresentamos é o pagamento de mais uma prestação da imensa dívida de gratidão que contraímos com João Marques. Já antes editamos o último volume da sua “Obra Selecta”. Já o evocámos na Universidade de Coimbra, aquando do encerramento do Simpósio Internacional” Revisitar Vieira no Século XXI”.

Já descerrámos placa evocativa na casa onde viveu. Outros atos, outros momentos evocativos se seguirão, que aproveitaremos para revisitar este amigo e partilharmos a grata recordação que deixou em nós”.