Neste sentido, explicou que este, “além de um novo edifício sob o ponto de vista físico vai também ser uma nova forma dos munícipes e todos os que precisam de lidar com o Município o fazerem. Por isso, estamos a caminhar no sentido da autarquia digital de modo a que todos os procedimentos estejam disponíveis através das nossas diversas plataformas como forma de facilitar a vida a todos e podermos fazer melhor o nosso trabalho, ou seja, fazer com que os munícipes sejam melhor atendidos, mais rapidamente tenham os seus problemas resolvidos. Todo o tipo de processo vai ser possível ser tratado a nível digital. Em paralelo, sem esquecer as pessoas que não utilizam essas ferramentas, será possível continuar a relacionar-se connosco da mesma forma.”

Ainda a este propósito, o autarca acrescentou que “vamos aproveitar esta oportunidade de mudarmos de casa para mudarmos também de procedimentos. Nesta fase, estamos a preparar quer os nossos funcionários quer o nosso sistema para que possa acolher todas essas melhorias. Vamos fazê-lo ao longo deste ano”.

Aires Pereira revelou que “no próximo mês, vamos dar início ao funcionamento dos Pontos Descentralizados de Atendimento ao Cidadão: simultaneamente, em todas as freguesias do concelho da Póvoa de Varzim, para além da Loja do Cidadão, vai ser possível as pessoas tratarem de todas as questões relacionados com o Município”.

A título de exemplo, o edil referiu que “desde logo, vai minimizar o transtorno que o atraso no serviço dos CTT tem causado na entrega das faturas da água e que tem obrigado as pessoas a deslocarem-se à Loja do Ambiente ou Tesouraria da Câmara para efetuar a liquidação. Através deste sistema, na própria freguesia, as pessoas dirigem-se à Junta de freguesia, onde está instalada a Loja do Cidadão e a Loja de Atendimento do Município e podem efetuar essa liquidação”.

O executivo aprovou o Regulamento do Orçamento Participativo Jovem (OPJ) 2018, que pode ser consultado aqui. Sobre este assunto, o Presidente transmitiu que “este OPJ vem de encontro às primeiras dificuldades que sentimos quando fizemos o primeiro apuramento dos projetos participativos jovens. Desde logo a questão da limitação da verba, sendo que no primeiro não podiam haver projetos com valor superior a 10 mil euros, o que limitou muito a apresentação de projetos mais estruturados. Neste sentido, agora será possível apresentar um projeto para o valor total de 30 mil euros”. Houve ainda uma antecipação no lançamento do concurso sendo que já está aberto o procedimento.

Aires Pereira referiu que “temos vindo a ajustar áquilo que os jovens nos têm dito que são as dificuldades que têm no Regulamento. Fomos ao encontro das sugestões que nos fizeram no dia em que fizemos o apuramento dos vencedores”.

Foi ainda aprovado o contrato-programa com a Real Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários da Póvoa de Varzim para apoio financeiro no valor de 90 mil euros. O Presidente esclareceu que, além deste montante, “damos também o apoio para as obras e aquisição de viaturas. A Câmara também participa no Natal do Bombeiro atribuindo uma verba igual à que foi angariada em todo o concelho. Temos um relacionamento muito próximo com os Bombeiros porque tenho consciência que se não tivermos voluntários será um serviço que custará muito mais aos cofres municipais”.