A Câmara Municipal da Póvoa de Varzim continua a apoiar todas as operações realizadas com o objetivo de acabar com a venda ilegal de pescado, colocando à disposição das autoridades responsáveis o contributo dos agentes da Polícia Municipal e dos meios logísticos do Mercado Municipal. Desde o dia 5 de agosto foram apreendidos 1157,7 quilos de pescado, tendo sido considerado impróprio para consumo 253 quilos. Estes números demonstram o êxito do trabalho conjunto entre Polícia Marítima, PSP, ASAE, Polícia Municipal, Veterinário e Mercado Municipal.

Na quarta-feira, 24 de setembro, realizou-se a quinta operação da Polícia Marítima da Póvoa de Varzim e que envolveu seis elementos da Polícia Marítima e o apoio logístico da Polícia Municipal da Póvoa de Varzim. Esta decorreu sem incidentes, tendo sido identificadas duas vendedoras em infração por exercício de venda ambulante de pescado sem comunicação prévia, sem cartão e em fuga à lota e um não identificado, tendo resultado na apreensão de 308 kg de pescado e 8 carros de mão.

Do pescado apreendido, 7kg foi considerado, pela Autoridade Sanitária Local, impróprio para consumo por falta de requisitos e foi inutilizado por desnaturação no Mercado Municipal de Póvoa de Varzim. Os 301 quilos foram entregues a instituições de solidariedade locais (Maria da Paz Varzim, Regaço, O Tecto e A Beneficente) pelo Mercado Municipal.

Na sexta-feira, 26 de setembro, mais uma operação de fiscalização de venda ambulante de pescado foi realizada no Porto de Pesca da Póvoa de Varzim com a colaboração da Polícia Municipal. Desta operação conjunta (Polícia Marítima e ASAE), sob o comando do Capitão do Porto da Póvoa de Varzim, resultou a apreensão de 142,2 quilos de pescado e a identificação de três vendedoras. Saliente-se que 101,5 quilos de pescado estava impróprio para consumo. Os restantes 40,7 em bom estado foram entregue a uma instituição de solidariedade do concelho pela Câmara Municipal. O pescado impróprio foi inutilizado por desnaturação no Mercado Municipal da Póvoa de Varzim.