O concerto irá
realizar-se no sábado, 30 de Julho, às 21h45, na Igreja Matriz.

 

O universo das cantatas de Johann Sebastian Bach

A Sinfonia em forma de diálogo entre o oboé e o primeiro violino, que
abre o concerto, constitui a primeira secção da Cantata BWV 21 Ich hatte viel Bekümmernis [O meu coração
estava mergulhado na aflição]. A obra foi estreada a 17 de Junho de 1714, em
Weimar. Admite-se que Johann Sebastian Bach, para compor esta Cantata – uma das
mais belas –, e incluí-la na candidatura de organista da Liebfrauenkirche de
Halle, tenha reunido material escrito antes, para outras circunstâncias.

A Cantata BWV 82 Ich habe
genug
[Estou realizado] é mais tardia, pois foi estreada a 2 de
Fevereiro de 1727, em Leipzig. Caracterizada pelo seu profundo intimismo
(sempre na primeira pessoa) e parco efectivo instrumental, estrutura-se em três
áreas entrecortadas por recitativos. O texto, de autor desconhecido, gira à
volta das palavras de Simeão, louvando a Deus «
porque os meus olhos viram a tua
salvação» (Lucas 2, 30).

Redescoberta em 1911, na Real Biblioteca de Copenhaga, a Cantata BWV 199 Mein Herz schwimmt im
Blut
[O meu coração nada em sangue] foi criada a 12
de Julho de 1714 em
Weimar. É uma obra de um jovem compositor já na plena posse do seu ofício: com
um limitado número de instrumentos, Johann Sebastian Bach utiliza achados
plenos de originalidade e combinações geniais. O libreto trata a parábola do
Fariseu e do Publicano – o arrependimento junto de um Deus propenso à
reconciliação. A giga final simboliza o perdão dos pecados.

A Sonata para viola da gamba e
baixo contínuo BWV 1023
inicia a segunda parte deste concerto. Foi escrita
em Weimar provavelmente entre 1714 e 1717. É composta por apenas três
andamentos, ao contrário das obras anteriores congéneres.

O concerto encerra com a Cantata
BWV 32 Liebster Jesu mein Verlangen
[Jesus bem-amado, minha
esperança], estreada em Janeiro de 1726, em Leipzig. Está concebida em forma de
diálogo alegórico entre a Alma e Jesus, muito em voga a partir do século XVII.
Bach atribui ao soprano a Alma, e a parte do baixo representa Jesus. O libreto
narra a presença de Jesus no templo: o abandono de Deus e o conforto em Deus.
Uma estrutura simples e clara: a primeira área é confiada ao soprano e ao oboé,
num diálogo excepcionalmente belo; segue-se a área central a cargo do baixo e
do violino; o duo final revela uma serena alegria. A Cantata termina com um Coral a que a assembleia normalmente se associava.

 

Ricercar Consort

Ricercar, procurar, tem sido o lema subjacente da
actividade do Ricercar Consort desde a sua fundação.

Foi em 1985, com a Oferta Musical de Johann Sebastian Bach,
que o agrupamento fez a sua primeira digressão concertística, já com uma sólida
reputação internacional adquirida com as gravações, designadamente em cantatas
barrocas alemãs e música instrumental.

Actualmente, sob a direcção de Philippe Pierlot, o
Ricercar Consort continua a explorar o repertório barroco, da música de câmara
à ópera e oratória, e a fascinar os melómanos com realizações simultaneamente
profundas e rigorosas.