Recebeu a visita de alguns alunos, que assistiram à Hora do Conto Especial, com Manuela Ribeiro, do seu livro “Cego do Maio e o Mar”. Manuela Ribeiro teve ainda, a oportunidade de assinar cada livro.

Esta sessão contou com a presença do Vice-Presidente e Vereador da Cultura, Educação, Desporto e Tempos Livres Drº Luís Diamantino.

As comemorações alargaram-se ao longo do dia. Na Escola Básica de Aver-o-Mar o convidado foi José de Azevedo que esteve à conversa com crianças e professores. Conseguiu captar a atenção dos mais pequenos, contando como eram os costumes da comunidade piscatória poveira, destacando algumas figuras que marcaram a história.

Também o Meseu Municipal da Póvoa de Varzim desenvolveu algumas atividades para comemorar este dia.

No dia 13 de novembro recebeu um grupo de alunos e professores estrangeiros, que vieram para a Póvoa no projeto Erasmus, acompanhados de colegas da Escola Dr. Flávio Gonçalves. Em conjunto desenharam e aprenderam o significado das Siglas Poveiras para os pescadores.

Ainda no mesmo contexto de celebração o Museu organizou a atividade “ Detetive na Praia”, que ajudou as crianças das escolas primárias da Póvoa a terem contato com a fauna e a flora do mar. Assim, contribuiu para a sensibilização e importância do mar e dos seus ecossistemas.

Para terminar, no dia 17 de novembro, a Diretora do Museu Drª Deolinda Carneiro fez uma apresentação no Seminário  “A Etnografia e o Folclore no Mar de Esposende, sobre o Traje Popular no Litoral Português  e o Traje Poveiro, salientando a Camisola Poveira.

Ainda no âmbito do Dia Nacional do Mar e dos 200 anos do nascimento de Cego do Maio está a decorrer até janeiro uma mostra de Postais do Cego do Maio, na Biblioteca Municipal Rocha Peixoto.

Veja a fotogaleria.