Desde há muito que os autarcas vêm sensibilizando o Ministério da Saúde e a ARS-Norte para a urgência de obras de requalificação e aquisição de equipamentos nas unidades hospitalares de ambos os concelhos, tendo sido efetuados vários contactos e anotadas várias promessas.

O Presidente da Administração Regional de Saúde do Norte informou que os alertas lançados pelos Presidentes das Câmaras de Vila do Conde e da Póvoa de Varzim foram tidos em consideração, e que estava em condições de confirmar o investimento, que já estava previsto, de cerca de 3,5 milhões de euros, para reabilitação das instalações dos hospitais de ambas as cidades, aqui se incluindo a instalação de um novo equipamento para tomografia axial computadorizada (TAC) e outros de informática.

Há o objetivo de que possam ser instaladas novas valências, nomeadamente de psiquiatria e saúde mental, tendo ainda sido deixada em aberta a possibilidade de construção de raiz de um novo hospital, no seguimento do que, desde há muito, está prometido.

Os autarcas foram ainda informados que os necessários procedimentos administrativos estarão prontos até final do ano corrente, encontrando-se apenas pendentes do despacho de autorização a ser emitido pelo Ministério das Finanças, o que deverá acontecer muito em breve.

Os Presidentes de Câmara de ambos os municípios, Dra. Elisa Ferraz e Engº Aires Pereira, ficam na expectativa de se cumprir, por fim, o que foi prometido, pessoalmente, e em tempo oportuno, pelo Ministro da Saúde, e avancem as obras de requalificação das duas unidades do Centro Hospitalar Póvoa de Varzim/Vila do Conde, criando, desta forma, melhores condições para o atendimento da população e para o desenvolvimento da atividade dos seus profissionais.