A sessão contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, Aires Pereira, e do Presidente da Junta de Freguesia de S. Pedro de Rates, Paulo João Silva.

Para o Conselho de Administração, tomaram posse Justino da Silva Craveiro, Presidente, António Rosmaninho Mariz, Secretário, e Adérito Ferreira Matias da Silva, Tesoureiro, para o quadriénio 2017/2021.

Justino da Silva Craveiro começou por agradecer o convite que lhe foi feito para encabeçar a nova direção e a confiança depositada para o exercício de tal função. Aproveitou o momento para deixar uma mensagem aos funcionários: “na minha mente não existe diferença nem distância entre o Presidente e a restante equipa”, acrescentando que queria contar com a colaboração e confiança de todos. Apelou a que “cada um se sinta membro efetivo desta casa”, assegurando que “irei dar o máximo de mim em prol desta casa”.

O Presidente da Câmara Municipal deixou uma primeira palavra aos trabalhadores da casa: “pode ter uma direção fantástica. Se não tiver trabalhadores excelentes, a direção sozinha não faz nada. Conheço bem esta casa e é sempre um gosto para o Presidente da Câmara vir aqui porque se encontra sempre em ótimas condições de funcionamento e cumpre aquilo para o qual foi criada: cuidar dos outros”. Agradeceu aos funcionários “o profissionalismo, dedicação e empenho” no desempenho das suas funções.

À direção cessante, fez questão de fazer um agradecimento público “por tudo o que fizeram, pela forma profissional como geriram esta casa e como chegaram ao fim com o sentimento de dever cumprido”. Assim sendo, advertiu que “a nova direção tem uma responsabilidade muito grande porque a fasquia está muito alta”, disponibilizando os serviços do Município para continuar a ajudar na vossa missão porque “a vossa missão é a missão do Município”.

A este propósito, Aires Pereira referiu que uma das suas maiores preocupações para este mandato prende-se com o “equilíbrio solidário com a 3ª idade, nomeadamente, com aqueles que mais precisam de nós. São casas como esta e toda a rede social do Município que fazem com que sejamos uma Município solidário. Nesse sentido, o vosso trabalho é indispensável. Ninguém está dispensado de dar o seu contributo neste processo de tornar o nosso concelho cada vez mais solidário e atento àqueles que precisam da nossa ajuda”.

À nova direção, desejou “os maiores sucessos no cumprimento da sua missão de quatro anos no sentido desta casa continuar a ser a referência que é no nosso concelho”.

O Presidente da Junta de Freguesia revelou que a eleição do Conselho de Administração foi “uma tarefa relativamente fácil”, acrescentando que se trata de uma “equipa coesa” e uma “escolha feliz”. Paulo João Silva manifestou a disponibilidade da Junta de Freguesia para ajudar.

Antes de terminar, fez questão de lembrar que “esta casa só atingiu a grandiosidade que tem porque teve Conselhos de Administração à altura”, destacando Fernando Martins, que foi Presidente durante 20 anos e esteve ligado à instituição 40.

Para o Conselho de Curadores, tomaram posse: José Azevedo Silva Ferreira, Presidente, Paula Sofia Ferreira Campos, 1º Secretário, António Alves Campos, 2º Secretário, Martinho Pereira da Silva, 1º Vogal, e Fernando Sandim Macedo, 2º Vogal.

E para o Conselho Fiscal, António Campos Carreira, Presidente, e os vogais, Jason Cerqueira Baptista e Carlos Manuel Rosmaninhos Mariz.