A divulgação de proximidade aos serviços públicos essenciais, nomeadamente o lixo, gás, saneamento, água, luz, comunicações e serviçõs postais, marca o arranque das sessões no dia 8 de maio, às 14h30, na Santa Casa da Misericórdia da Póvoa de Varzim e a 9 de maio, igualmente às 14h30, n´A Beneficente. Os principais objetivos destas sessões são a divulgação dos serviços prestados gratuitamente pelo CIAC e Tribunal Arbitral /Centro de Arbitragem de Conflitos de Consumo do Vale do Ave – TRIAVE, ao dispor dos consumidores particulares; informar sobre quais os serviços em que as empresas/entidades estão obrigadas a responder perante um Processo de Reclamação; explicar em que consiste e como se processa um Processo de Reclamação; prestar esclarecimento geral sobre contratos comerciais; informar sobre quais os direitos enquanto consumidores e como proceder em caso de insatisfação ou incumprimento contratual e alertar quanto a acertos de faturação superiores a 6 meses.

De seguida, irão realizar-se sessões pedagógicas de esclarecimento sobre a entrada em circulação das novas séries das notas de euro, igualmente na Santa Casa da Misericórdia e n´A Beneficente, nos dias 10 de maio, às 10h15 e 16 de maio, às 14h30, respetivamente. As sessões, a cargo do Banco de Portugal, visam esclarecer os cidadãos sobre como se processa a saída de circulação das séries anteriores e quais as entidades autorizadas a proceder à recolha ou troca destas, para além de dar a conhecer quais os elementos de segurança e como distinguir as notas verdadeiras das contrafeitas.

O tema da gestão do orçamento não foi esquecido pelo CIAC e a 18 de maio, às 14h30, na Santa Casa da Misericórdia e 22 de maio, também às 14h30, n´A Beneficente, terão lugar sessões desenvolvidas pelo Banco de Portugal com o objetivo de demonstrar quais os direitos e responsabilidades do devedor e ajudar os beneficiários de apoio social bem como os colaboradores das Instituições a gerir os seus recursos financeiros, avaliando a situação financeira e definindo objetivos de poupança, de forma responsável e coerente.

A finalizar estas sessões de esclarecimento será feita a prevenção de fraude com enfoque para os tipos de fraude mais frequentes e como prevenir e agir em situações em que se verifique esse crime. A Santa Casa da Misericórdia e A Beneficente voltam a receber as sessões, nos dias 25 de maio, às 10h15 e 30 de maio, às 14h30, respetivamente.