Luís Diamantino enalteceu o empenho de Junta de Freguesia, da Escola de Música de Rates, da Associação Melodiartes, e da Paróquia de Rates, na realização deste evento – referência no panorama cultural e musical do Município. Agradeceu a disponibilidade da Melodiartes pelo trabalho e responsabilidade neste projeto e evidenciou o voluntariado da sua atuação no panorama cultural da Freguesia e do próprio Município. Lembrou, ainda, que é através da Cultura que se promove uma Terra e que o motor de desenvolvimento humano é, precisamente, a Cultura. Terminou a sua intervenção, citando uma frase de Mia Couto, que faz juz à Música e a todo o ambiente proporcionado pelo Ciclo de Música Sacra “O silêncio é a música em estado de gravidez”.

Abel Carriço deu conta dos principais objectivos desta iniciativa de âmbito cultural e musical, que passam por dar continuidade à história da música em S. Pedro de Rates e promover a formação musical, através do Curso de Formação do Ciclo de Música Sacra. Esta XI edição será, igualmente, um momento de reflexão sobre a história da Música Sacra e as exigências da era moderna, no que respeita à música litúrgica nos dias de hoje.

Manuela Faria salientou a importância deste projeto cultural na captação de público – da terrra e de fora – e evidenciou o efeito reconfortante da Música Sacra em todos os peregrinos de Santiago que, durante todo o mês de Maio, chegam a Rates e são recebidos com a paz e a espiritualidade que caracterizam a arte musical que se vive na Igreja Românica nestes dias. Referiu e enalteceu, ainda, o entusiasmo com que os jovens e alunos da Escola de Música vivem o Ciclo de Música Sacra, sinal do enriquecimento humano e artístico de quem vive ligado a música.

O Padre Manuel de Sá Ribeiro manifestou grande satisfação de ver crescer um projecto que acompanha desde o início, cujos frutos são já bem visíveis no panorama musical da Diocese a que pertence, na medida em que foi assumido o compromisso de estabelecer uma Escola de Música Sacra em cada Arciprestado.

Por sua vez, o Presidente da Junta de Freguesia, Paulo João Silva, começou por manifestar o reconhecimento da freguesia à Câmara Municipal da Póvoa de Varzim na realização de todos os eventos que marcam o desenvolvimento e a promoção da Vila de Rates, salientando o alto contributo da Melodiartes, da Escola de Música Padre Arnaldo Moreira e do Ciclo de Música Sacra na defesa e promoção do Património Cultural de S. Pedro de Rates.