O Ato Oficial da Renovação do Acordo de Geminação decorreu no passado dia 29 de junho, com a presença dos Presidentes de Câmara de Montgeron, Sylvie Carillon, de Eschborn, Mathias Geiger, e da Póvoa de Varzim, Aires Pereira.

Os autarcas aproveitaram para reiterar o seu empenho e o valor da geminação na construção de uma Europa Forte e Unida.

O edil poveiro evidenciou o prazer em receber os amigos das cidades francesa e alemã: “já lá vão 30 anos de encontros transversais a todas as faixas etárias e setores sociais. Uma ampla e dinâmica atividade cultural e social, promovendo o encontro das nossas comunidades. Muitos laços de amizade se estenderam, especialmente aqueles que resultam dos encontros internacionais de jovens, talvez a atividade mais duradoura, que se realiza desde 1988, e que continuará a ser uma aposta forte dos vários municípios irmanados. No próximo ano de 2017, será a Póvoa de Varzim a anfitriã do encontro que promove a cultura de cada um em favor de uma Europa mais coesa. Estou certo de que prosseguindo este caminho evitaremos outros «Brexits»”.

A Presidente da Câmara Municipal de Montgeron sublinhou a importância das relações próximas entre as cidades: “devemos persistir neste caminho de paz e democracia, pelo desenvolvimento das nossas comunidades, sublinhando o empenho e dedicação de todos os que voluntariamente ajudaram a construir ao logo dos 30 anos esta comunidade amiga”.

O Presidente da Câmara de Eschborn realçou o calor e a fraternidade que une as comunidades: “sinto-me em casa quando estou na Póvoa de Varzim. Julgo que sentem o mesmo quando nos visitam. Procurámos construir uma amizade assente nas nossas diferenças e em respeito mútuo. É muito importante continuarmos a fazer este caminho de desenvolvimento e esperança, pelas nossas cidades, mas também pelos nossos países”.

Com vivas às três cidades, a cerimónia contou com a interpretação musical dos dois grupos, da Póvoa de Varzim e de Montgeron, com a Assinatura da Renovação do Acordo de Geminação, e o corte do simbólico bolo de aniversário e o cantar dos parabéns nas três línguas, francês, alemão e português.

No âmbito das atividades das Cidades Geminadas, realizou-se no passado dia 14 de maio, mais uma edição da Praça dos Pintores, espaço habitual de encontro entre os jovens das cidades geminadas, de intercâmbio e amizade, de reconhecimento e aprendizagem cultural do outro, que contou com a participação de quatro jovens de Eschborn, sendo uma delas Sophie Fischer, a vencedora do Escalão A.

Decorreu ainda, de 22 a 29 de maio, em Eschborn, a Oficina de Educação, entre técnicos e alunos, utentes dos estabelecimentos Mapadi, La Villa Luce (Eschborn) e La Voliére (Montgeron), e que, de novo, alcançou excelentes resultados, com a troca de experiências e conhecimentos entre os participantes, promovendo novas oportunidades de vida a quem nem sempre tem as mesmas oportunidades que o comum dos cidadãos.