A recomendação foi levada à Assembleia Municipal e aprovada pelos deputados. O assunto será, agora, analisado pelo executivo municipal, órgão responsável pela alteração deste regulamento. O Presidente da Câmara Municipal, Aires Pereira, tornou clara a sua posição: “está a verificar-se uma mudança de comportamentos no que se concerne a defesa dos direitos dos animais e eu estou de acordo com ela. É uma tendência em todo o mundo e que em Portugal também já se está a manifestar”.

Outra das questões debatidas na Assembleia Municipal prendeu-se com a utilização da Fortaleza de Nossa Senhora da Conceição. O edil afirmou não estar satisfeito com o destino do espaço.

A concessionária propôs à Câmara realizar, durante o Verão, duas festas temáticas por semana de forma a cativar o público e dar-se a conhecer. Nunca foi dito que a Fortaleza seria transformada numa discoteca, até porque isso é impossível, uma vez que o edifício está situado numa zona urbana. Aires Pereira reitera aquela que era a sua visão: “um local de encontro e de diversão. O destino da Fortaleza não foi este e não estou satisfeito”. Findado o Verão, o edil afirmou que “é altura de repensar o futuro. Estou muito inclinado para que seja a própria Câmara Municipal a gerir o espaço interior e, a não ser em eventos muito excecionais, que todos possam entrar na Fortaleza, uma vez que era a nossa ideia desde o início”. O Presidente explicou que, antes de ser tomada qualquer decisão, irá conversar com a concessionária no sentido de averiguar se há interesse e capacidade para abraçar um modelo deste género. Caso não haja “a Câmara irá proceder à animação daquele espaço”.