O Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, Aires Pereira, anunciou, no final da reunião do Executivo, a aprovação desta isenção e, também, o projeto de construção de uma clínica veterinária municipal, em S. Pedro de Rates, freguesia onde A Cerca está sediada. “Os custos com a saúde dos animais podem ser bastante elevados e não é justo que uma família que não tenha recursos financeiros, mas tenha vontade de adotar um cão ou um gato, não o possa fazer. Por isso, esta clínica irá funcionar para aquelas pessoas que gostam de animais, sempre os quiseram ter e nunca tiveram essa oportunidade”, explicou o autarca. Aires Pereira lembrou que a Póvoa de Varzim foi o primeiro concelho do país a abolir a eutanásia no seu canil através de um protocolo com A Cerca.

O Canil Municipal vai também sofrer melhorias: vai ser ampliado e as áreas para os cães vão ser maiores. O número de animais que o Canil alberga vai também ser aumentado: mais 40 abrigos vão ser disponibilizados.