A receber os jovens de 14 e 15 anos, acompanhados por vários técnicos e encarregados de educação, esteve o Vice-Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, Luís Diamantino, que fez questão de realçar a importância deste tipo de iniciativas na vida destes jovens e deu-lhes as boas vindos “à Póvoa de Varzim e ao Salão Nobre da Câmara Municipal, o local onde recebemos as pessoas importantes, como é o vosso caso”.

Sublinhando o papel do Eng. Rui Maia, um “membro de ligação fundamental nesta iniciativa entre o Póvoa Andebol, o Grande Colégio e a autarquia”, Luís Diamantino considerou que este trabalho em equipa entre as várias instituições é essencial na vida do concelho, porque “uma instituição sozinha não consegue fazer nada”.

O Vereador do Pelouro do Desporto aproveitou o exemplo desta parceria para enaltecer o desporto como fator de união da Europa, que “deve existir sem fronteiras, pois somos mais fortes com os nossos parceiros europeus. A ligação entre os povos deve ser feita pela amizade e pelo desporto, porque são as nossas diferenças que nos enriquecem como cidadão e como sociedade.”

O autarca terminou deixando um repto ao Póvoa Andebol, para que este “possa abrir uma secção para as meninas poderem também jogar”, a exemplo do que se verifica no ATV Dorstfeld.

O presidente do Póvoa Andebol, José Pereira, sublinhou o “prazer de estarmos aqui, o que só foi possível com o esforço do Eng. Rui Maia e da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim”, a quem agradeceu particularmente.

José Pereira não ignorou o repto lançado pelo Vice-Presidente da autarquia e sublinhou que ter uma equipa feminina é algo que o clube pretende conseguir no futuro, mas que “neste momento as nossas condições não nos permitem ter”. Para o conseguir, o líder máximo do clube poveiro afirmou contar com o apoio da Câmara Municipal, na pessoa do seu Vice-Presidente, o qual considerou ter um “papel marcante no crescimento sustentado do Póvoa Andebol ao longo destes anos” e para quem pediu uma “merecida salva de palmas”.

A terminar, José Pereira falou de “um momento muito importante para o nosso clube”, com esta reunião de atletas de dois países diferentes, que “traz ganhos mútuos para as duas instituições e que esperamos que o que hoje iniciámos continue para o futuro, pois somos um clube que rentabiliza ao máximo os seus meios e os melhores meios são, sem qualquer tipo de dúvida, os humanos”.

O representante do clube alemão agradeceu à cidade da Póvoa de Varzim e ao Póvoa Andebol pela “magnífica receção”, seguindo-se a habitual troca de lembranças entre as partes presentes.

Este intercâmbio entre o ATV Dorstfeld e o Póvoa Andebol, realizado entre os dias 16 e 23 de abril, permite reforçar competências técnicas de ambas as equipas e acima de tudo funcionar como uma oportunidade de troca de experiências entre os atletas dos dois clubes.

Para além da visita aos Paços do Concelho, os jovens ficarão a conhecer alguns locais icónicos da Póvoa de Varzim, casos das Piscinas Municipais, do Pavilhão Municipal e do Parque da Cidade.