A sessão contou com a presença do Presidente e Vice-Presidente da Câmara Municipal, Aires Pereira e Luís Diamantino, e do ex-deputado na Assembleia da República, Afonso Oliveira, que foi homenageado pelo CNP pela intervenção que teve na Assembleia da República para a realização da dragagem do Porto.

Paulo Neves transmitiu que “a atividade do clube tem crescido bastante, tal como o número de atletas, principalmente, na modalidade da natação. O polo aquático e a natação são as modalidades com maior tendência de crescimento, o que acaba por envolver o clube numa dinâmica muito maior, com mais deslocações e mais responsabilidades”.

Neste sentido, tiveram necessidade de pedir um apoio à autarquia para compensar esse crescimento, se não teriam que começar a restringir. No entanto, considera que é do interesse do Clube e da Câmara levar o nome da Póvoa a todas as competições.

O Presidente da Câmara Municipal reconheceu o sucesso enorme da modalidade de natação, não só pelo número de participantes como pelo nível competitivo, garantindo um apoio justo ao Clube.

Aires Pereira referiu-se à dragagem do Porto de Pesca, que permitiu restabelecer as condições de acesso ao clube. Lembrou que tal só possível graças a um conjunto de pressões que se fizeram junto do Governo.

O edil falou do desafio de construir “um novo polo da Marina, criando um conjunto de pontões, locais de estacionamento mais próximos da cidade para haver maior relação, mas todo o apoio logístico continuará a ser dado no local e haverá um transporte amigo do ambiente para deslocar as pessoas ao nível da cota baixa, entre o novo polo e o Clube Naval”.

Sobre esta intervenção, revelou que “o projeto de execução está a ser ultimado e ainda este ano irá proceder-se à abertura do concurso público, até porque já existe verba alocada para o efeito”.

O Presidente da autarquia poveira pronunciou-se sobre o desenvolvimento turístico da Póvoa de Varzim constatando que “os três milhões de pessoas que aterraram no Aeroporto Sá Carneiro começam a extravasar as fronteiras do Porto. Este crescimento na área do turismo (11% ano) está a criar uma oportunidade e por isso os nossos hotéis estão cheios com turistas fundamentalmente da Alemanha, Holandeses e do Norte da Europa”.

Aires Pereira salientou a importância de saber atrair as pessoas para a nossa terra, o que irá refletir-se em “riqueza para o concelho e oportunidades”. A este propósito, revelou que estão inscritos no Centro de Emprego, no que diz respeito à Póvoa de Varzim, cerca de 3400 desempregados, metade da média nacional, e que “é fruto de todas estas apostas e contribuições dos clubes”.

Afonso Oliveira agradeceu o reconhecimento feito pelo Clube Naval afirmando que a intervenção que teve no Parlamento fê-la por considerar que era sua “obrigação”. Para o ex-deputado, “a missão que temos na vida pública e também nas funções assumidas numa instituição/ associação é fazer aquilo que é o nosso papel, fazê-lo bem e correndo bem o papel desenvolvido, ótimo”.