Numa sala com 90 alunos das Escolas Flávio Gonçalves e Eça de Queirós, o Comandante José Marques Coelho falou não só sobre a sua profissão, mas também atividade da Marinha, mostrando a importância da Autoridade Marítima e também alguns equipamentos e programas que são utilizados para a realização dos trabalhos.

Numa apresentação mostrou alguns serviços que se fizeram no Porto da Póvoa e que equipamentos é que o Porto dispõe para os trabalhos realizados pela Marinha.

Explicou também qual é a missão da Marinha em Portugal e como se deve utilizar o mar através dos seguintes vetores: Dissuasão, defesa e apoio À política externa; Segurança e Autoridade do Estado; Desenvolvimento económico, científico e cultural.

Sublinhou a importância da Polícia Marítima que é um órgão que garante e fiscaliza o cumprimento das leis e regulamentos nos espaços integrantes do Domínio Público Marítimo, áreas portuárias, espaços balneares, águas interiores sob jurisdição da AMN e demais espaços marítimos.

No final, o Comandante incentivou os jovens a inscreverem-se nos cursos técnicos profissionais da Marinha e muitos alunos mostraram o seu entusiasmo e interesse nessa ideia.