Este foi o 8º ano consecutivo que a Junta de Freguesia da Estela, em colaboração com as associações locais, e com o apoio da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, celebrou o aniversário da freguesia com um programa comemorativo preenchido. Nesta sessão, ninguém ficou esquecido e todos os envolvidos receberam lembranças de reconhecimento.

Em representação do Município da Póvoa de Varzim, a Vereadora Andrea Silva deu os “Parabéns” à freguesia e deixou uma palavra a todos os estelenses: “a vossa terra é a vossa casa e por isso a vossa construção, a vossa obra, expressão do vosso bom gosto, espelho da vossa inteligência e do vosso coração. Impõe-se que endereça a todos vós os parabéns pela terra que construíram. O progresso das terras é obra de quem nelas vive”.

A autarca referiu-se ainda aos desafios para o futuro desta terra deixando uma palavra de incentivo e união: “se até aqui estivemos todos unidos nesta missão, a puxar pelo desenvolvimento da Estela, assim temos que continuar. Junta de Freguesia, Câmara Municipal, organizações da sociedade civil, cidadãos a título individual, todos unidos”.

Andrea Silva terminou transmitindo: “mais do que os 878 anos que hoje aqui assinalamos, é ao futuro, seguramente risonho, desta terra que queremos brindar, felicitando na pessoa do vosso presidente da Junta todos os estelenses. Viva a Estela, viva a Póvoa de Varzim”.

O Presidente da Junta de Freguesia da Estela, Armandino Domingues, começou por justificar que este ano não foi entregue a Carta do Couto pela ausência de qualidade, mas por entenderem que não estão reunidas todas as condições para a sua atribuição.

O autarca da Estela manifestou a sua satisfação pelo sucesso das comemorações: “fomos capazes de concretizar com muita elevação os 878 anos da freguesia da Estela. Este tipo de iniciativa tem o condão de promover a nossa freguesia muito para além dos seus limites e por isso reveste-se de singular importância. Estas iniciativas são uma força de coesão que reforça uma identidade que é comum e que é nossa. Assumimos o compromisso de manter os valores comuns com uma diversidade e integridade de coesão social”.

Armandino Domingues terminou agradecendo aos movimentos associativos da Estela “que souberam, uma vez mais, estar à altura do melhor que a freguesia faz e tem” e reconheceu o apoio do Município.