Esse, afinal, foi um dos principais objetivos que levou a Câmara Municipal a apostar na realização do Congresso subordinado ao tema “Potenciar as Empresas”.

O evento teve lugar no Axis Vermar Hotel, na passada quinta e sexta-feira, e contou com a intervenção de mais de 40 oradores. As suas experiências enquanto empresários, os seus sucessos e lutas para os alcançar e projetos para o futuro foram os temas partilhados com a plateia. Além de casos de sucesso, foram ouvidos os seguintes temas ao longo dos dois dias de trabalhos: Empreendedorismo e Financiamento; Agricultura e Mar; Sucessão de Empresas Familiares; Turismo, Indústria e Internacionalização; Turismo: Póvoa e o Turismo; Indústria e Internacionalização. O Congresso reuniu, ainda, uma mostra de 60 empresas sediadas na Póvoa de Varzim.

O Presidente da Câmara Municipal, Aires Pereira, falou aos participantes por duas vezes: na Sessão de Abertura e no Encerramento do Congresso. O autarca reforçou a importância do evento para o setor e a vontade que a Câmara tem de ser um apoio aos projetos e “não mais um obstáculo à criação e desenvolvimento dos mesmos”, tentando para isso “descomplicar ao máximo e ser um parceiro ativo dos projetos”. Aires Pereira revelou “a vontade de criar uma plataforma de divulgação de todas as empresas poveiras” que será um pilar potenciador de uma rede de contactos consistente e impulsionadora do crescimento do setor empresarial da Póvoa de Varzim, o grande motivo da realização deste 1º Congresso Empresarial na cidade. O edil deixou, também, um apelo aos empresários poveiros para que participem no próximo Congresso de forma a darem-se a conhecer e a conhecerem as outras empresas do concelho.