Vamos ao cinema no mês de janeiro. Todas as quintas-feiras, como já é tradição, o Cineclube Octopus traz-lhe filmes de qualidade. Sendo assim, no dia 4, poderá assistir à película “A floresta das almas perdidas”, de José Pedro Lopes. “Numa floresta densa e remota, o local mais popular para a prática do suicídio em Portugal, dois estranhos conhecem-se. Ele é um pai de família à procura do local onde a filha morreu. Ela é uma jovem com uma paixão pela morte. Mas um deles não é quem diz ser.”

No dia 11 veja “Mãe!”: “Um casal vive uma existência aparentemente idílica num paraíso isolado. O relacionamento entre os dois é testado quando outro homem e outra mulher surgem inesperadamente e interrompem aquela vida tranquila.

À medida que mais e mais convidados chegam, a mulher é forçada a rever tudo o que sabe sobre amor, devoção e sacrifício.”

No dia 18, será a vez de “Lucky”, de John Carroll Lynch. “A jornada espiritual de um ateu com 90 anos e as personagens peculiares que habitam na sua cidade desértica, no meio de nenhures. Tendo sobrevivido aos seus contemporâneos, o tempestuoso e independente Lucky encontra-se no precipício da vida, enveredando numa jornada de autoexploração, em direção ao que costuma ser inatingível: a iluminação”.

No dia 25, poderá assistir a 120 Batimentos Por Minuto, de Robin Campillo. “Início dos anos 90. Com a SIDA a ceifar inúmeras vidas nos últimos dez anos, os ativistas da Act-Up Paris multiplicam as suas ações para lutar com a indiferença generalizada. Nathan, um jovem que se junta ao movimento, vê a sua vida transformada por Sean, um dos militantes mais ativos.”

Também o Cine-Teatro Garrett escolhe a sua programação cinematográfica. No dia 21, domingo, às 15h30, veja “Ferdinando”, de Carlos Saldanha. “Uma aventura animada inspirada no livro A História de Ferdinand, de Munro Leaf e Robert Lawson. A história de um touro gigante com um coração enorme, que ao ser confundido com um animal perigoso, é capturado e arrancado de sua casa. Determinado a voltar para a sua família, ele reúne uma equipa totalmente desajustada para esta fantástica aventura. Passado em Espanha, Ferdinando prova que não devemos julgar ninguém pela aparência.”

No mesmo dia, às 21h30, assista a “Molly’s Game”, de Aaron Sorkin. “Baseado na história real de Molly Bloom, uma barmaid em Hollywood, que acaba na mira do FBI por organizar jogos de poker de alto risco para celebridades e homens de negócios. A história de Molly Bloom, uma esquiadora Olímpica que, durante uma década organizou os jogos de poker mais exclusivos do mundo, até ter sido presa no meio da noite por 17 agentes do FBI equipados com armas automáticas. Entre os seus jogadores encontrava-se aristocracia de Hollywood, estrelas desportivas, titãs do mundo dos negócios e, sem o conhecimento de Molly, a máfia russa. O seu único aliado é o advogado de defesa Charlie Jaffrey, que descobre que Molly é muito mais qua aquilo que os tabloides tinham feito parecer.”

Quanto à dança, há dois espetáculos que não pode perder em janeiro: no dia 27 sobem ao palco os bailarinos do Royalty Dance Studios e, no dia 28, será a vez do D.Box Dance Studios.

Um realismo cosmopolita: em torno do grupo KWY”, da coleção de Serralves, é a exposição que está patente no Garrett até 11 de março. “A exposição parte do espírito cosmopolita e experimental da revista KWY, publicada entre 1958 e 1964, e apresenta uma seleção de obras e publicações da autoria de artistas que integraram o grupo KWY e de artistas portugueses e estrangeiros que colaboraram no seu projeto editorial”.

O teatro para estudantes tem sido uma das apostas do Cine-Teatro desde a sua abertura. Desta feita, a companhia Etecetera Teatro traz ao palco “Fernando em Pessoa”, dias 17 e 18 de janeiro, com sessões marcadas para as 10h30 e as 14h30.

A mesma companhia volta à Póvoa com “Os Maias”, dias 19, às 14h30, e dias 22, 23, 24 e 25, às 10h30 e às 14h30.

O Varazim Teatro inicia 2018 trazendo a peça “Na tal Estrela, uma ficção quase científica”. Desta feita, a companhia escolheu um espetáculo infantil para dar início à sua temporada teatral. Pelas mãos da S.A Marionetas, a peça irá subir ao palco no dia 6, às 16h30, e é para crianças com mais de quatro anos.  Na noite de Natal, Rita, depois de receber as prendas, não deixa os seus irmãos brincar com os seus brinquedos novos e por isso vai de castigo para o quarto dormir. Nessa noite, sonha que chega a uma estrela e descobre que lá os habitantes são mais pequenos do que ela, fofinhos e cheios de pelo. Rita fica maravilhada e prontamente quer brincar com aqueles novos amigos! Porém estes não deixam explicando-lhe que naquela estrela ninguém pode brincar a não ser sozinho e que é expressamente proibido ajudar os outros. Rita fica muito triste ao perceber que brincar sozinha não é tão divertido como partilhar as brincadeiras com os outros e jura para si própria nunca mais ser egoísta com os seus irmãos ou com ninguém. Pouco a pouco, Rita convence aqueles seres a viver de uma forma muito mais alegre num espírito de entreajuda através de uma série de peripécias e aventuras.”

Os bebés também nunca são esquecidos na programação mensal do Garrett. Em janeiro, no dia 28, às 11h30, leve as crianças da família, até os cinco anos de idade, a ver teatro.

A 5ª Gala Ranger também terá lugar no Garrett, dia 26, às 21h30. A associação poveira prepara, todos os anos, uma divertida gala onde são entregues prémios aos atletas que se destacaram ao longo da época.