O Cine-Teatro Garrett é o ponto nevrálgico do Encontro de Escritores de Expressão Ibérica, mas a organização pretende fazê-lo ecoar pelas escolas e um pouco por todo o concelho, com um programa riquíssimo de iniciativas paralelas às mesas, ao lançamento de livros, às sessões de poesia e conversas a dois. Arquitetura, arte, fotografia, nenhum aspeto de relevância cultural será deixado de fora destes 5 dias de Correntes d´Escritas.

Um momento sempre marcante e de elementar importância é o encontro dos escritores com alunos dos diferentes níveis de ensino, desde o Básico até ao Superior, considerado pelo Vice-Presidente e Vereador da Cultura da autarquia poveira, Luís Diamantino, como “o maior legado do evento, por forma a criarmos mais leitores, pois é deste diálogo entre alunos e escritores que formamos pessoas mais esclarecidas e é assim que nasce a cultura.”

As sessões escolares começam logo no primeiro dia, 21, terça-feira, no Diana-Bar. Às 10h30, Adélia Carvalho e Raquel Patriarca marcarão presença perante os alunos do Colégio das Terras de Sta. Maria (Santa Maria da Feira) e às 14h30, será a vez dos alunos do Externo Paraíso dos Pequeninos poderem trocar impressões com as duas escritoras. No dia seguinte, quarta-feira, 22, o Diana-Bar recebe Inês Fonseca Santos e os alunos da EB 2/3 Frei João, de Vila do Conde, a partir das 15h30.

Na quinta-feira, 23, António Mota e David Machado deslocam-se à EB 2/3 Dr. Flávio Gonçalves (10h00); Germano Almeida, João Tordo e Marina Perezagua visitam a Secundária Rocha Peixoto (10h00); António Brito e Pedro Teixeira Neves vão ao Grande Colégio de Amorim (10h30); Inês Fonseca Santos e Marta Madureira à EB 2/3 de Rates (15h00) e Adélia Carvalho e Rita Taborda Duarte marcarão presença na EB 2/3 de Aver-o-Mar (15h30).

Sexta-feira, 24, será o último dia do Correntes nas Escolas. Karla Suárez, Raquel Patriarca e Teolinda Gersão têm encontro marcado na Secundária Eça de Queirós (10h00); Aurelino Costa e Ondjaki deslocam-se à EB 2/3 Cego do Maio (10h30) e Afonso Cruz e Marta Bernardes vão à EB 2/3 de Beiriz (15h30). O Diana-Bar será o palco de fecho das sessões escolares, com a receção aos escritores Cristina Norton e Jaime Rocha, que irão dialogar com os alunos da Secundária D. Afonso Sanches, de Vila do Conde (15h30) e a Álvaro Laborinho Lúcio e Mário Rufino, que terão como plateia os estudantes de mestrado de ciências da comunicação da Universidade do Porto (19h00).

Igualmente com o objetivo de funcionar como um “veículo de promoção turística e cultural do Correntes d´Escritas e da Póvoa de Varzim”, a 18ª edição conta com uma grande novidade, intitulada “D´Escritas 1 Dia”. Este novo projeto reunirá grupos de 4 autores que, em conjunto, durante um dia, irão passear por diferentes espaços da cidade, com o objetivo de criarem textos de temática poveira, a serem posteriormente publicados.

Na quinta-feira, 23, serão três os grupos a participarem nesta iniciativa. Ana Luísa Amaral, Jaime Rocha, Margarida Ferra e Daniel Mordzinski explorarão a beleza da Casa Manuel Lopes; Afonso Cruz, Ondjaki, Marta Bernardes e Mário Rufino irão concentrar-se na Fundação Dr. Luís Rainha, enquanto José Manuel Fajardo, Inês Pedrosa, Maria do Rosário Pedreira e Michael Kegler visarão o Museu Municipal. Na sexta-feira, 24, a Casa Manuel Lopes receberá a visita ilustre do último grupo de quatro escritores no âmbito desta iniciativa: Pedro Teixeira Neves, Margarida Vale de Gato, Uberto Stabile e Alex Gozblau.

Ainda paralalemente ao que se passará no Cine-Teatro Garrett, o Correntes d´Escritas irá contar com uma instalação arquitetónica, uma exposição de memórias gráficas, um estúdio de luz natural e com a habitual Feira do Livro, instalada junto ao Cine-Teatro. Falando de arquitetura, o internacionalmente premiado estúdio criativo experimental FAHR 021.3 desenvolveu uma peça arquitetónica relacionada com o evento, num projeto à justa escala da dimensão do evento e da cidade. Tendo como ponto de partida o Cine-Teatro, será colocada uma estrutura provocadora e atrativa em frente ao Garrett, como forma de encontro entre escritores e público, de proximidade e cumplicidade a partir do conceito “ler” e suas ramificações, no que se pretende que venha a ser um espaço de encontro, ilusão e reflexão na rua.

Relativamente ao Estúdio de Luz Natural, este marca o regresso de Alfredo Cunha ao Correntes. O fotógrafo, com um curriculum de fazer inveja e uma vastíssima experiência em variadas áreas da fotografia, irá fotografar os autores convidados, neste estúdio montado no Garrett.

Outra novidade da 18ª edição do evento, que não deixará ninguém indiferente, será a exposição presente nas montras dos estabelecimentos comerciais da Póvoa de Varzim. Intitulada “Correntes d´Escritas: 18 anos – um trajeto de memórias gráficas”, este certame pretende olhar para trás e perceber o trajeto das 17 edições passadas, através dos cartazes, dos programas, das imagens e das memórias gráficas. Em 2000, para a primeira edição, eram 23 os autores convidados das várias geografias, de um e do outro lado do Atlântico numa vontade global de divulgar o livro e a literatura. Desde então, já passaram por terras poveiras mais de meio milhar de escritores, com mais de um milhar de intervenções. Salas cheias, exposições, catálogos, fotografias, testemunhos…poderá recordar tudo isto nesta exposição presente pelas montras da cidade.

Destaque ainda para a apresentação de excertos do programa televisivo “Todas as Palavras”, da RTP3, no átrio do Cine-Teatro Garrett e para a Feira do Livro, a ter lugar no espaço exterior do mesmo espaço. A Feira do Livro funcionará como porto de abrigo aos escritores, leitores, editores, livreiros, jornalistas, críticos literários e todos os que fazem parte da família Correntes d´Escritas, que anualmente se reúne na Póvoa de Varzim para celebrar a literatura.

Ao todo, a Póvoa de Varzim vai receber 83 escritores de 13 nacionalidades e diferentes geografias de línguas hispânicas e portuguesa, incluindo as estreias de Macau e Venezuela, a saber: Adélia Carvalho, Afonso Cruz, Alberto Barrera Tyszka, Alex Gozblau, Alexandra Lucas Coelho, Alexandre Marques Rodrigues, Almeida Faria, Álvaro Laborinho Lúcio, Ana Gabriela Macedo, Ana Luísa Amaral, Anabela Mota Ribeiro, António Brito, António Carlos Cortez, António Mota, Aurelino Costa, Carlos Morais José, Carlos Quiroga, Clara Ferreira Alves, Claudia Piñeiro, Cristina Norton, Daniel Mordzinski, David Machado, Eugénio Lisboa, Francisco Conduto de Pina, Francisco José Viegas, Gaspar Hernández, Germano Almeida, Goretti Pina, Hélia Correia, Henrique Cayatte, Ignácio de Loyola Brandão, Ignacio del Valle, Inês Fonseca Santos, Inês Pedrosa, Isaque Ferreira, Jaime Rocha, João de Melo, João Gobern, João Rios, João Tordo, Jordi Llobregat, José Alberto Mar, José Carlos de Vasconcelos, José Manuel Fajardo, José-Alberto Marques, Juan Gabriel Vásquez, Júlia Nery, Júlio de Almeida, Karla Suárez, Luís Carmelo, Manuel Alberto Valente, Manuel Rui, Margarida Ferra, Margarida Vale de Gato, Maria do Rosário Pedreira, Maria Flor Pedroso, Marina Perezagua, Mário Cláudio, Mário Rufino, Marta Bernardes, Marta Madureira, Mbate Pedro, Michael Kegler, Miguel Marques, Miguel-Manso, Ondjaki, Onésimo Teotónio Almeida, Paula de Sousa Lima, Pedro Eiras, Pedro Teixeira Neves, Raquel Patriarca, Raquel Ribeiro, Rita Taborda Duarte, Rui Spranger, Rui Zink, Selva Almada, Sérgio Godinho, Tatiana Salem Levy, Teolinda Gersão, Tony Tcheka, Uberto Stabile, Valter Hugo Mãe e Vasco Rosa.

Acompanhe o 18º Correntes d’Escritas no portal municipal e no facebook Correntes, onde pode consultar o programa completo do evento e ficar a par de todas as novidades.