Sob o lema “A Europa Pintada de Música”, o concurso contou com a participação de 25 jovens entre os 14 e os 27 anos, divididos em dois escalões (A, dos 14 aos 17 anos – 8 e B, dos 18 aos 27 anos – 17).

Tendo em conta o objetivo de uma efetiva toca de experiências entre os jovens das cidades geminadas, vieram participar neste certame quatro jovens de Eschborn (Alemanha).

A atividade suscitou a curiosidade da população e foram muitos os observadores que passaram pelo Diana Bar para apreciar a evolução do trabalho que era desenvolvido pelos participantes de várias idades. Entretanto, os trabalhos estarão em exposição, no Diana Bar, até à revelação do vencedor.

Serão atribuídos prémios aos três primeiros classificados de cada escalão, sendo que se o Júri assim entender poderá haver lugar à atribuição de menções honrosas. A revelação dos premiados e respetiva entrega de prémios será no dia 17 de junho.

A Associação de Amizade Póvoa de Varzim Cidades Geminadas tem vindo a assinalar desta forma criativa e direcionada à juventude o Dia da Europa, que se celebra a 9 de maio, nas últimas duas décadas.

A associação pretende com esta ação divulgar os objetivos subjacentes à criação da União Europeia bem como os seus princípios orientadores na cooperação entre países integrantes.

A “Praça dos Pintores” foi organizada pela primeira vez em 1995 pela Associação de Amizade Póvoa de Varzim Cidades Geminadas, em conjunto com a Câmara Municipal, e é um espaço de manifestação artística multicultural.