A ação destina-se à população em geral, à procura de adquirir competências básicas ao nível das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) e terá a supervisão pedagógica de um técnico da autarquia, habilitado para a formação.

O curso terá a duração de 24 horas a serem ministradas das 14h30 às 16h30, nos meses de fevereiro e março. É obrigatório levar computador portátil para as sessões. As inscrições são gratuitas mas limitadas (máximo 10 formandos) e obrigatórias e devem ser feitas na Casa da Juventude.

No final do curso, os formandos deverão: demonstrar competências básicos ao nível das TIC; possuir conhecimentos básicos, na ótica do utilizador, do computador e internet e revelar uma maior familiarização com a internet, abordando algumas ferramentas, facilitadoras para a comunicação.

Tal como nas anteriores edições, a realização deste Curso de Competências Básicas em Tecnologia da Informação é da responsabilidade do Município da Póvoa de Varzim, sendo a certificação emitida pela FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, através da UMIC – Agência para a Sociedade do Conhecimento.