As cerca de 150 pessoas que provaram a iguaria tradicional da nossa cidade deliciaram-se com vinte rabanadas diferentes, sendo que sete concorriam ao Prémio Tradicional e treze ao Prémio Criatividade.

Maria Fernanda Pissarra venceu pela criatividade da sua receita, confeccionada com pão de leite, açúcar, ovos, casca de limão, canela, manteiga, chila e nozes. A vencedora confessou que “estava à espera de ganhar. Embora as outras receitas fossem muito saborosas e tivessem óptima apresentação, tinha confiança que a minha era a melhor”. Já o vencedor da melhor rabanada tradicional, Carlos Ferreira, não estava à espera de ganhar e salientou que “esta iniciativa é de louvar porque incentiva a confecção de uma receita tradicional poveira que, de outro modo, correríamos o risco de perder”. Esta rabanada tem como ingredientes pão “trigo”, leite, ovos, açúcar, canela e limão. Quanto ao molho, é confeccionado com água, açúcar, canela, limão, laranja e licor Beirão.

rabanadas 01 rabanadas 02

Afonso Oliveira, vereador do Pelouro do Desenvolvimento Socioeconómico, entregou os prémios e explicou que a nona edição do concurso “Delícia de Rabanada” está, este ano, inserida nos “Sabores Poveiros”, iniciativa que se alongará até Dezembro de 2007 e a que muitos restaurantes aderiram. Esta campanha pretende divulgar todos os meses um prato tradicional da Póvoa de Varzim. O mês de Dezembro foi dedicado à Roupa Velha e no próximo mês poderá provar Rojões com Papas de Sarrabulho.