A XX edição da Praça dos Pintores foi, como é habitual, organizada pela Associação de Amizade Póvoa de Varzim Cidades Geminadas, sob o lema “Colorir a Cooperação Europeia”. O concurso contou com a participação de 25 jovens entre os 14 e os 27 anos, divididos em dois escalões. Tendo em conta o objetivo de uma efetiva toca de experiências entre os jovens das cidades geminadas, vieram participar neste certame quatro jovens de Eschborn (Alemanha), oriundos da Escola Heinrich Von Kleist.

Serão atribuídos prémios aos três primeiros classificados de cada escalão, sendo que se o Júri assim entender poderá haver lugar à atribuição de Menções Honrosas. O Concurso de Pintura – Praça dos Pintores – está dividido pelos seguintes escalões: A – dos 14 aos 17 anos e B – dos 18 aos 27 anos.

A revelação dos premiados e respetiva entrega de prémios será no dia 17 de junho. Mas até lá todos os interessados em apreciar a arte dos nossos jovens, onde estes espelharam o que sentem e entendem como União Europeia e cooperação entre países e diferentes povos, poderão visitar a exposição, que terá entrada livre no Diana Bar.

A Associação de Amizade Póvoa de Varzim Cidades Geminadas tem vindo a assinalar desta forma criativa e direcionada à Juventude o Dia da Europa, que se celebra a 9 de maio, nas últimas duas décadas. A associação pretende com esta ação divulgar os objetivos subjacentes à criação da União Europeia bem como os seus princípios orientadores na cooperação entre países integrantes.