Em atletismo, Avelino Eusébio, capitão da equipa masculina do Atlético da Póvoa, sagrou-se vice-campeão nacional de estrada numa prova organizada pelas forças da Segurança Nacional. Importa ainda ressalvar que Mariana Novo, para além de se ter sagrado campeã nacional de triplo salto em pista coberta, no passado dia 5 de fevereiro, enriqueceu ainda mais o seu currículo desportivo ao estabelecer um novo recorde Regional de 11,47m, recorde este que datava de 1993.

Também a equipa de atletismo do CD Póvoa esteve em ação, desta feita no 2º Torneio de Preparação de Lançamentos organizado pela Associação de Atletismo do Porto, que teve lugar no Parque Desportivo de Ramalde, na passada sexta-feira. Em representação da turma poveira, a júnior Ana Granja foi a 1ª classificada do lançamento do martelo de 4kg e ficou em 2º lugar no lançamento do disco de 1kg; Catarina Oliveira e Vasco Alves, igualmente em juniores, venceram o lançamento do disco de 1kg e o lançamento do martelo de 6kg, respetivamente e o sénior Joaquim Moreira alcançou a 2ª colocação no lançamento do disco de 2kg.

Relativamente às modalidades coletivas de pavilhão, fim de semana sensacional para o basquetebol do CD Póvoa. Os seniores masculinos bateram o CB Viana por 69-60 e as seniores femininas venceram fora o SC Coimbrões por 60-52. Nos escalões de formação, o clube poveiro venceu em sub-18 (86-45 com o Estrelas Brigantinas), sub-16 (94-36 perante o GC Figueirense), sub-14 (53-28 no terreno do Maia BC), sub-13 (67-38 com o Guifões SC) e em sub-19 feminino (65-40 sobre o CB Viana). Apenas duas derrotas, para os infantis (33-38 com o Basq. Leça) e para as sub-16 (67-73 na receção ao SC Coimbrões).

Piores notícias para o voleibol e o hóquei em patins da associação poveira. Em hóquei em patins, derrota dos seniores perante o Hóquei Clube de Braga por 2-6 e em voleibol, 5 derrotas no escalão de femininos: seniores (1-3 na receção ao Ala Gondomar e 1-3 em Guimarães), juniores (0-3 com o Castêlo da Maia), iniciados (1-3 perante o Aproj) e infantis (2-3 no terreno do SC Espinho).

Para o Clube Naval Povoense (CNP) foi um fim de semana repleto de atividade nas modalidades de natação, bodyboard e vela. Em natação, a equipa de infantis, composta por 14 atletas (Ana Rita Oliveira, Catarina Lima, Marta Rodrigues, Ana Sofia Silva, Ângela Gonçalves, João Bernardo, Tiago Carvalho, Pedro Leitão, Maria João Martins, Alecssia Pena, Francisca Silva, Guilherme Moreira e João Sá) esteve presente no Torneio da ANNP nas piscinas do Clube Fluvial Portuense, tendo conseguido inúmeros recordes pessoais e tempos próximos dos mínimos de acesso aos campeonatos zonais e nacionais de infantis. Destaque para o 2º lugar do torneio conseguido por Ana Rita Oliveira no total de 4 provas realizadas.

Em bodyboard, a equipa do CNP participou na 1ª etapa do Regional. Ana Peres venceu no escalão feminino, Miguel Matos venceu a prova em sub-12, Joel Rodrigues triunfou em sub-14 e foi 2º classificado em sub-16 e Jacinto Pascoal juntou a vitória em sub-18 ao 2º lugar no Open. Realçar ainda o 2º lugar de Carolina Brito, a 3ª posição de Daniela Castro e Octávio Silva (Open) e o 4º posto de Filipa Castro. A próxima etapa disputa-se nos dias 4 e 5 de março, na Póvoa de Varzim.

Na modalidade de vela, o campo de regatas da Marina da Póvoa recebeu, no domingo, a 4ª Prova do Campeonato Regional de Hansa 2.3. As quatro regatas foram sempre bastante competitivas e o domínio foi claramente dos atletas da Escola Nacional de Vela Adaptada – ENVA. Sendo esta a última prova do Campeonato Regional desta classe era altura de fazer o apuramento do seu vencedor, resultado do somatório das quatro provas realizadas até à data. André Bento renovou o título de Campeão Regional Norte voltando a ser o portador do troféu por mais um ano. Luísa Graça foi a segunda classificada e Fernando Pinto o terceiro. O melhor atleta do CNP foi Luís Martins, que alcançou o 4º posto na geral.

Em karaté, decorreu mais um campeonato da modalidade organizado pelo Centro Português, em Pombal, no fim de semana. Em prova estiveram duas associações do concelho da Póvoa de Varzim, a União Poveira de Karaté (UPK) e o Centro de Karaté Aguçadourense (CKA).

A UPK conseguiu 8 pódios: 1º lugar para Rita Ribeiro (kumite) e Diogo Ferreira (kata); 2º lugar para Leonor Noversa (kata), Miguel Campos (kumite) e Francisca Leonor (kumite); 3º lugar para Mafalda Silva (kumite), João Barbosa (kumite) e Tiago Novo (kumite).

Relativamente ao CKA, a turma poveira foi a equipa que mais lugares de pódio arrecadou neste prestigiado certame, conseguindo 8 títulos de campeão, 5 de vice-campeões e 18 de terceiro lugar. Venceram as suas categorias de kumite: Luciano Novo, Rodrigo Morim, Eva Flores, Afonso Azevedo, Mário Silva, Guilherme Lopes, Tomás Novo e Ana Gomes; ficaram em 2º lugar: Paulo Loureiro, Diogo Santos, Bruna Ponte, Gonçalo Ribas e Pedro Vieira e a fechar o pódio, na terceira posição: Ana Nogueira, Vasco Macedo, Pedro Oliveira, Daniel Novo, Diogo Gomes, Aires Dias, Nuno Sá, Tomás Gomes, Ana Gomes, Matilde Castro. Em kata, 3º lugar para os seguintes atletas: Matilde Leite, Dinis Morim, Filipe Fernandes, Bruna Ponte, Rodrigo Morim, Luciano Novo, Ana Dias, Nuno Sá.