Em karaté, o Centro de Karaté Aguçadourense (CKA) soma e segue. No IV Open Internacional da modalidade, em Monção, entre 50 equipas presentes, a turma poveira alcançou um brilhante 3º lugar coletivo, apenas atrás da seleção de Portugal e da equipa da Maia e à frente da seleção espanhola e vários clubes estrangeiros de renome. No evento, que reuniu centenas de karatecas, o CKA alcançou 12 pódios individuais. Em kata, 1º lugar para Joana Silva (infantis), 2º para Vasco Santos (juvenis) e 3º para Gonçalo Ribas (juvenis) e em kumite, vitórias para Eva Flores, Rodrigo Morim (iniciados) e Gonçalo Ribas (juvenis), 2º lugar para Afonso Azevedo (juvenis) e Bruna Ponte (iniciados) e 3º posto para Pedro Ribeiro, Luciano Novo (iniciados), Aires Ponte e Vasco Santos (juvenis).

As boas notícias para o desporto poveiro não se ficaram pelo karaté. O Estádio Municipal da Maia recebeu o Regional Olímpico Jovem 2017 da Associação de Atletismo do Porto (AAP), que contou com as presenças do Atlético da Póvoa e do CD Póvoa nesta prova que, para além de atribuir títulos regionais, consiste na observação do estado competitivo dos atletas iniciados e juvenis por forma a representarem a seleção do Porto nos Campeonatos Nacionais, que terão lugar em junho, na cidade de Braga.

O Atlético da Póvoa conseguiu nove lugares de pódio, a saber: Rúben Oliveira, 1º lugar no lançamento do peso e 3º posto no lançamento do disco; Mariana Novo, 1º lugar no salto em comprimento e nos 300m e 2º lugar no salto em altura; Carlos Miguel, 1º lugar no salto em altura; André Regufe, 1º lugar nos 1.500m obstáculos e nos 1.000m e Nuno Loureiro, 3º lugar nos 2.000m obstáculos. Uma palavra para Sofia Ramos, que ficou muito perto do pódio em duas categorias diferentes, ao alcançar o 4º lugar tanto nos 100m como no lançamento do peso. Desta forma, o Atlético candidata-se uma vez mais a ser um dos clubes da AAP com mais atletas selecionados para os nacionais. Em representação do CD Póvoa, destaque para as prestações de Tiago Eusébio, que alcançou o 3º lugar no salto em altura, Beatriz Dias, 4º lugar nos 100m barreiras e de Maria Isilda Costa, 5ª colocada nos 1.000m.

Ainda no domingo, o Atlético participou com dois atletas na 33ª Meia Maratona de Cortegaça. José Costa foi 14º lugar, com 1h 12m e 59s e Miguel Maia foi 54º lugar, percorrendo os 21km em 1h 20m e 28s. Em relação ao CD Póvoa, os seus atletas, Nadine Laranjeira (pelo IP Porto), André Miranda e Joaquim Moreira (pela UTAD), participaram no Campeonato Nacional Universitário. Joaquim Moreira sagrou-se vice-campeão nacional universitário nos 110m barreiras e alcançou o 6º posto no salto em comprimento; Nadine Laranjeira foi 7ª classificada nos 1.500m e André Miranda conseguiu a 12ª colocação no lançamento do dardo.

No badminton, o CD Póvoa também alcançou resultados de excelência, com o 2º lugar nacional de Geanni Chen (sub-13 masculinos), Francisco Marques (sub-11 masculinos) e Anita Catarino e Beatriz Fonseca (sub-15 pares femininos).

Relativamente às modalidades coletivas, sensações mistas para os vários escalões do hóquei em patins e basquetebol do CD Póvoa. Em patins, os seniores e os sub-15 empataram com o Infante Sagres (2-2 e 1-1, respetivamente), os sub-20 perderam com o Académico (2-6) e os sub-17 e os sub-13 venceram o CRPF Lavra (10-1 e 14-0, respetivamente). Em basquetebol, vitórias para as sub-19 (51-41 sobre o NCR Valongo), as sub-16 (55-51 sobre o Basq.Leça), as sub-14 (97-5 em Penafiel), os sub-16 (66-63 no terreno do Académico FC) e para os sub-13 (57-42 na Maia) e derrotas para os seniores masculinos (59-63 com o Famalicense AC) e femininos (42-47 com o V. Guimarães), os sub-18 (42-58 em Ovar), os sub-15 (44-93 com o CLIP) e para os sub-14 (63-66 com o Galitos).

Piores notícias para o voleibol da turma poveira, que somou 5 derrotas e apenas 2 vitórias, este fim de semana. Triunfos para as mini b (3-1) e para os iniciados (3-0 sobre o VC Viana) e desaires para as infantis (2-3 com o GC Santo Tirso), as cadetes (1-3 com o GC Santo Tirso), as juvenis (2-3 com o GC Vilacondense), as iniciadas (2-3 com o Porto Vólei) e as seniores (0-3 com o FC Infesta).

O desporto poveiro estará de volta no próximo fim de semana e o grande destaque vai para a celebração do 10º aniversário do Rates Park, no domingo. A organização convida todos os clientes, amigos e comunidade em geral a juntarem-se ao seu mundo de emoções e aventuras. Para tal, o programa será extenso, com um pouco de tudo o que o Rates Park e a vila de S. Pedro de Rates têm para oferecer: aventura, história, cultura, ruralidade e muita animação, sempre com a natureza como pano de fundo. Serão dezenas as atividades dirigidas a todas as faixas etárias, todas elas com um custo de 2€, a reverter na totalidade para duas instituições de solidariedade social. Desfrute da natureza e das condições de excelência do Rates Park e desafie a sua família ou grupo de amigos a participar nesta celebração solidária.