Na passada quinta-feira, em Lagoa, André Regufe sagrou-se campeão nacional de 1.500m nos Nacionais de iniciados 2017 de desporto escolar. O jovem do Atlético da Póvoa juntou o ouro individual ao ouro coletivo, vencendo igualmente a competição por equipas.

No fim de semana, os atletas dos “verdinhos” marcaram presença em mais provas de renome. Mariana Novo representou a Seleção Nacional na 1ª Copa Ibérica Juvenil, que decorreu em Ávila, tendo alcançado um brilhante 3º lugar no triplo salto, na sua primeira internacionalização, com a marca de 11,87m. No campeonato nacional de sub-23, João Pedro Ferreira conseguiu o bronze nos 3.000m obstáculos, com novo recorde pessoal de 09:20,18. Pedro Silva terminou em 4º nos 1.500m e André Gomes finalizou os 400m barreiras no 5º posto, com novo recorde pessoal. No XXIX Grande Prémio de São Pedro, Avelino Eusébio, pela cidade da Póvoa de Varzim, foi o primeiro poveiro a cortar a meta.

O Grupo Recreativo Estrela do Bonfim esteve igualmente bastante ativo este fim de semana, ao marcar presença na 1ª jornada dos Regionais. Roberto Marques, em 3.000m obstáculos, sagrou-se campeão regional e Paulo Jesus foi vice-campeão regional nos 1.500m. Elvira Silva foi 6ª classificada em 1.500m e Adão Mendes e Paulo Jesus terminaram a prova em 7º no lançamento do peso e salto em comprimento, respetivamente.

O karaté poveiro também esteve em plano de evidência ao mais alto nível nacional, no Campeonato Nacional Shotokan da Liga Portuguesa Karate Shotokan, disputado em São Domingos de Rana, no passado sábado. Em representação do Centro de Karaté Aguçadourense (CKA), Filipa Costa conseguiu três medalhas, com destaque para o título de campeã nacional de kumité sénior e Rita Costa e Isabel Bacelar terminaram a prova de kata na segunda posição, sagrando-se assim vice-campeãs nacionais. Pela União Poveira de Karaté (UPK), João Ribeiro alcançou mais um título de campeão nacional, depois de cinco combates vitoriosos pela margem máxima.

Nos desportos motorizados, realce para a 4ª prova da Taça de Ralis Asfalto, realizada no fim de semana, em Marco de Canavezes. Pontuável para a Taça Nacional de Ralis, Regional Norte, Campeonato de Ralis GT, Campeonato de Iniciados e Challenge DS3, num total de 10 provas especiais, a prova foi bastante difícil para a equipa da A.MaiaSport, que soube no dia anterior à prova do falecimento de um dos mais antigos membros da equipa apoiada pela autarquia poveira, Manuel “Careca”. Júlio Maia, piloto do Peugeot 206 S1600, debateu-se com alguns problemas de rendimento de motor no sábado, mas conseguiu melhorar a classificação na manhã de domingo, terminando a prova no 8º posto da Geral da Taça, 3º dos 2RM e 2º do Gr.P1. Manuel Martins, também da A.MaiaSport, concluiu a sua participação no 9º posto da Geral da Taça, 4º dos 2RM e 3º do Gr.P1.  Seguir-se-á agora o Rali Sernancelhe/Aguiar da Beira, a ser disputado nos próximos dias 21 e 22 de julho.