A assinalar os 500 anos do Foral Manuelino de Rates, foi recriada, no domingo à tarde, a chegada de D. Manuel I a Rates para entregar a Carta de Foral, tão importante no desenvolvimento da Vila. O Vice-Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, Luís Diamantino, e o Presidente da Junta de Freguesia de Rates, Paulo João Silva, participaram nesta recriação.

No sábado à noite, realizou-se uma Ceia Quinhentista, na Praça dos Forais, que contou, uma vez mais, com a presença do Presidente da Junta, e ainda da Vereadora Lucinda Delgado.

A Ceia teve animação vinda do mercado, com atuações pontuais, e um grupo de atores em permanência. Houve cavalos para cortejos e passeios com crianças, música da época, luta de espadas, animadores de rua (malabaristas, acrobatas, etc), várias peças de teatro de rua, tiro ao arco e espetáculo de fogo, no sábado à noite.