O Dia do Pescador foi instituído no ano de 1997, por decreto governamental com o objetivo de reavivar um setor com uma importância fundamental para o país.

Para assinalar esta data, a Biblioteca Municipal Rocha Peixoto, em colaboração com a FOR-MAR, Centro de Formação Profissional das Pescas e do Mar – Pólo de Póvoa de Varzim/Vila do Conde promove a iniciativa Artes & Ofícios, com o Mestre Manuel Fernando Vareiro e quatro formados do Curso de Pescador – Obtenção de Cédula Marítima para darem a conhecer a faina da pesca, a vida do pescador, os apetrechos marítimos, as embarcações de pesca e os vários tipos de redes de pesca.

Os formandos participantes são: Maria da Assunção Maio Pereira, Paula Marisa Moreira da Silva, Paulo Sérgio Fangueiro Terroso e Igor André da Costa Lopes.

Nesta sessão direcionada para o público infanto-juvenil vão ser exemplificadas a confeção de diferentes artes de pesca, demonstrando várias “armadilhas” de captura e as várias redes na pesca. Também serão partilhadas as experiências e as motivações para a profissão de pescador.