O encontro aconteceu ontem à tarde, na Biblioteca Municipal, no âmbito da iniciativa “Artes & Ofícios”.

Enquanto Diretor Clínico da ORTOPÓVOA, Clínica de Ortodontia da Póvoa de Varzim, o Professor começou por dizer que um serviço de qualidade tem de ter uma boa equipa de trabalho.

Perante os jovens, disse que a profissão deles era estudante e tinham que estudar e ser bons no que faziam. Sensibilizou-os para a procura de saber mais e melhorarem o seu empenho. No mundo de hoje não interessa só ter, mas sim saber e ser, transmitiu Afonso Pinhão Ferreira.

Revelou ainda que, além de ser médico dentista, também é professor, e na sua Clínica tem uma galeria de arte, aliando várias manifestações artísticas e culturais à arte da estética dentária. Alguns dos seus hobbies são a pintura e o colecionismo, bem como não abdica de fazer o seu desporto de manutenção três vezes por semana.

Através de uma apresentação multimédia, o médico dentista deu uma “lição” de saúde oral, abordando a dentição e os tratamentos, e exemplificando com alguns casos clínicos de dentes com cárie, gengivite e tártaro.

Falou na importância da alimentação, alertando que não devemos comer doces todos os dias e realçou a importância de escovar diariamente os dentes, após as refeições.

Uma alimentação saudável contribui para a saúde dos dentes e gengivas. Devemos combater a placa bacteriana, a cárie, a gengivite, o tártaro e a periodontite escovando todos os dias os dentes, preveniu.

Explicou também que a Medicina Dentária é uma especialidade que efetua o tratamento e prevenção das principais doenças da boca, reabilitando e restaurando a sua função e a estética dentária.

Veja algumas imagens da sessão.