A iniciativa surge no âmbito de Arte & Ofícios, uma atividade que pretende colocar as crianças e jovens em contato direto com vários profissionais e artífices, para que possam conhecer a realidade laboral do nosso quotidiano.

A próxima Artes & Ofícios dá a conhecer um ofício relacionado com a saúde oral, sendo dinamizada pelo Professor Doutor Afonso Pinhão Ferreira.

Uma alimentação saudável contribui para a saúde dos dentes e gengivas. Desde pequeninos, devemos combater a Placa Bacteriana, a Cárie, a Gengivite, o Tártaro e a Periodontite escovando todos os dias os dentes.

A Medicina Dentária é uma especialidade que efetua o tratamento e prevenção das principais doenças da boca, reabilitando e restaurando a sua função e a estética dentária.

“Em 1991, foi constituída a ORTOPÓVOA, Clínica de Ortodontia da Póvoa de Varzim Lda, entidade empresarial no âmbito da saúde oral, que veio responder às necessidades crescentes de espaço e qualidade dos serviços ortodônticos a prestar, ao cada vez maior número de pacientes. Com um quadro de pessoal bem preparado, laboratório próprio e equipamento atualizado, a Ortopóvoa apostou desde a sua constituição, na qualidade.

O Diretor Clínico, Professor Doutor Afonso Pinhão Ferreira exerce medicina dentária desde 1982, é especialista em ortodontia e foi o primeiro médico dentista a dedicar-se exclusivamente à ortodontia a nível nacional em 1989. A Clínica tem tido um trajeto evolutivo que se tem adequado com oportunidade ao percurso curricular e à qualificação profissional do seu Diretor Clínico e colaboradores, bem como às necessidades do mercado no campo da saúde oral. Assim sendo, prestou serviços médico dentários e ortodônticos (de 1982 a 1991) e exclusivamente ortodônticos (de 1991 a 2008). Em 2008, entendeu apostar num projeto renovado que denominou por: ORTOPÓVOA – CLÍNICA DE ORTODONTIA E REABILITAÇÃO OROFACIAL, LDA.”

 

Prof. Doutor Afonso Pinhão Ferreira

– Médico Dentista, especialista em Ortodontia pela Ordem dos Médicos Dentistas;

– Professor Catedrático da Faculdade de Medicina Dentária da Universidade do Porto;

– Diretor da Faculdade de Medicina Dentária da Universidade do Porto;

– Professor do Curso de Especialização em Ortodontia do Serviço de Ortodontia da FMDUP;

– Sócio fundador e titular da Sociedade Portuguesa de Ortopedia Dento-Facial;

– Membro de várias sociedades científicas nacionais e internacionais:

       – “Active member” da European Orthodontic Society (1992)

       – “International Fellow” da World Federation of Orthodontists (1998)

       – “International membership” da American Association of Orthodontists (2001)

– Membro do Conselho Editorial da Revista “Ortodontia”;

– Autor de diversos trabalhos científicos publicados em revistas nacionais e internacionais;

– Diretor da Ortopóvoa – Clínica de Ortodontia e Reabilitação Orofacial, Lda.