Artes & Ofícios é uma atividade que pretende colocar as crianças e jovens em contato direto com vários profissionais e artificies, para que possam conhecer a realidade laboral do nosso quotidiano.

A próxima Artes & Ofícios dá a conhecer um ofício relacionado com os carteiros, a distribuição das cartas, correspondência, encomendas postais, sendo dinamizada por Rui Lopes – Carteiro, Manuel José Fonseca – gestor de Loja CTT da Póvoa de Varzim, Pedro Alves Azevedo – Chefe do Centro de Distribuição Postal da Póvoa de Varzim.

Estes profissionais vão partilhar com os mais novos os segredos da sua profissão, dando a conhecer como funciona a selecção de correio, a distribuição das cartas e correspondência, encomendas postais.

Além da estação de correio, existem os marcos do correio, onde as pessoas colocam as cartas, que depois são recolhidas e levadas para a estação de correios, para serem separadas.

Na sessão, poderá ser visionado um filme sobre a história dos carteiros.

No livro “Portugal Connosco. O Olhar dos Carteiros” editado pelos CTT, afirma-se que “a profissão de carteiro sempre fez parte do nosso imaginário. Desde o mais remoto mensageiro, que deu o nome à Maratona, até ao carteiro ou carteira da nossa rua, habituámo-nos a tomá-lo como fundamental na nossa vida e na nossa cultura.”