Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

Inovar no Presente,
Garantir o Futuro!

Sections

Escola de Música promove concertos de Natal

Alunos e professores da Escola de Música da Póvoa de Varzim serão protagonistas de um Concerto de Natal, no dia 18 de dezembro, sexta-feira, às 21h30, na Igreja de São José de Ribamar.

Notícias

Escola de Música promove concertos de Natal

Póvoa de Varzim, 11.12.2015

Alunos e professores da Escola de Música da Póvoa de Varzim serão protagonistas de um Concerto de Natal, no dia 18 de dezembro, sexta-feira, às 21h30, na Igreja de São José de Ribamar.

Centenas de alunos e respetivos professores da Escola de Música vão interpretar temas desta época festiva envolvendo o público no espírito natalício.

Também o Quarteto Verazin e o Coral Ensaio da Escola de Música da Póvoa de Varzim vão apresentar Concertos de Natal, nos dias 19 e 20 de dezembro, às 21h30, na Igreja Românica de São Pedro de Rates e na Igreja Matriz da Póvoa de Varzim.

 

Quarteto Verazin é o Quarteto de Cordas residente do Festival Internacional de Música da Póvoa de Varzim (FIMPV) desde 2007. Participou em diversas masterclasses, nomea-damente com os eminentes quartetos de cordas Prazak, Fine Arts, Pavel Haas, Ardeo e Ebène, inseridas no FIMPV (edições de 2007, 2010, 2012, 2013 e 2014). Trabalhou com Vladimir Mendelssohn e Jacek Klimkiewicz, na Folkwang Hochschule de Essen. Tem sido orientado pelos Professores Ryszard Wóycicki, Ana Bela Chaves e Radu Ungureanu. O agrupamento dedica-se à divulgação do riquíssimo repertório que muitos dos mais reputados compositores escreveram para quarteto de cordas (já interpretou em público obras de Haydn, Beethoven, Schubert, Mendelssohn, Dvorák, Debussy, Ravel, Shostakovich, Brahms, Borodin, Golijov e Grieg). Em estreia mundial, apresentou em Julho de 2008 o Quarteto nº 2 – “Movimentos do Subsolo”, de António Pinho Vargas, obra encomendada pelo FIMPV e gravada posteriormente em Outubro do mesmo ano (o respetivo CD foi lançado em 2009). Também em estreia mundial, apresentou em Julho de 2009 a obra “Verazin nº 1” expressamente encomendada pela 31ª edição do FIMPV ao compositor Carlos Azevedo. A formação insere-se regularmente na programação do FIMPV, desde 2007. Na presente temporada, é constituído por Diogo Coelho (1º violino), Jorman Torres (2º violino), Fábio Vidago (violeta) e Ana Luísa Marques (violoncelo). Participou nos “Dias da Música” de 2013 (Centro Cultural de Belém) e nas Semanas da Música 2013 (39º Festival Internacional de Música do Estoril). É regularmente convidado a participar em diversas atividades socioculturais no concelho da Póvoa de Varzim.

 

O Coral Ensaio iniciou a sua atividade em Janeiro de 1989, sob a direção do Prof. José Abel Carriço. Inicialmente, este projeto surgiu com a criação da Escola Municipal de Música da Póvoa de Varzim, pelo Município desta cidade, em Maio de 1988, sendo formado por alunos, encarregados de educação e melómanos dedicados. Este projeto tem-se mantido até à atualidade.

Ao longo da sua existência, já se apresentou em audições públicas da Escola de Música e em variados momentos culturais da localidade e de várias cidades de Portugal, Espanha, Bélgica e Holanda. Organizou e participou no 1º e 2º Encontro Internacional de Coros Amadores da Póvoa de Varzim, em 1995 e 1996, onde estiveram coros vindos de Espanha e de França.  

Tem-se apresentado em concerto, com alguma frequência, no Festival Internacional de Música da Póvoa de Varzim, e tem sido presença constante nas edições do Ciclo de Música Sacra da Igreja Românica de Rates. Em 2013 e 2014 participou no Encontro de Música Coral da Póvoa de Varzim.

Gravou para a edição em CD de “Os Melhores Coros Amadores da Região Norte”, nomeadamente, com temas populares poveiros. 

Na sua intensa atividade, vem praticando um vasto repertório histórico, profano e sacro, incluindo autores portugueses, nomeadamente poveiros. A sua presença em concerto tem sido “A Capella” ou em parceria com distintas formações instrumentais e destacados solistas.