Segundo o Presidente da Câmara Municipal esta organização é a maior manifestação cultural e associativa do concelho: “é notável verificar que contamos com a participação de quase 100% das associações e academias poveiras”. O autarca lembrou que, há cinco anos atrás, ninguém acreditou que era possível transformar este evento naquilo que é hoje, com a afluência de milhares de pessoas. É um evento para todas as famílias mas, essencialmente, para os mais pequenos, para que possam descobrir a vegetação e a fauna do Parque da Cidade e para que possam usufruir dos insufláveis, dos campos de jogos e de todas as brincadeiras que estamos a preparar. Milhares de pessoas passaram por aqui o ano passado e, nesta edição, contamos que seja ainda melhor”. O Presidente da Câmara anunciou, ainda, que estão a ser providenciados mais parques de estacionamento para que o público possa deixar os carros em segurança.

Para Aires Pereira, a grande finalidade deste evento é tornar o Parque da Cidade o espaço, por excelência, de encontro de todos os poveiros.

O autarca anunciou, também, as novidades desta edição: os espetáculos dos Expensive Soul e GNR, respetivamente, no sábado, 6 de junho, e na terça, dia 9, ambos às 22h00. Estas duas excelentes bandas portuguesas abrangem o gosto musical de diferentes faixas etárias e foi esse o objetivo da autarquia, programar “Uns dias no Parque” tendo em conta todas as gerações. Mas, sobre os concertos, muito haverá ainda para dizer e escrever nos próximos dias. Esteja atento ao Portal Municipal para saber mais sobre os dois espetáculos. Por agora, concentremo-nos na programação geral de “Uns dias no Parque”.

Tudo começará no dia 5 de junho, sexta-feira, a partir das 18h30 e até à 1h00. No dia 6, as portas abrem às 10h00 e irão encerrar às 2h00. No dia 7, o horário será mais pequeno, das 10h00 às 20h00. No dia 8, a animação irá começar às 10h00 e irá estender-se até à meia-noite. No dia 9, outra noitada, das 10h00 às 2h00 a festa não irá permitir descansos. Finalmente, no último dia, 10 de junho, poderá usufruir da festa das 10h00 às 19h00.

Quanto à música, no dia 7, às 11h00, irá atuar a Banda Musical da Póvoa de Varzim.

Nos dias 5, 7 e 8, sempre às 20h00, será a vez de dar voz aos artistas poveiros. Banda Flic Flac, Domingos Moça, Grupo Coral Capela Marta, Manuel Moura, Marlene Maio, Miguel Laranjeira, Noé Gavina, Rui Nova, Santacruz, Sílvia Raquel, Módulo 6, Baila Pásion e Sorriso Latino são os convidados.

No sábado e na terça-feira a noite irá perdurar até às 2h00 ao som do Ar de Rock Arena.

Quanto ao desporto, saiba que não faltará escolha. Campos de Futebol e Andebol, redes de Voleibol, tabelas de Basquetebol, Jogos Tradicionais, atividades infantis (bolas pinchonas, arcos, cordas), Soft-Ténis, entre tantas outras iniciativas irão preencher os seus dias.

As academias DBox, de Kunk-fu, Gimnoarte, Royalty, Àshrama – Centro de Yoga e Corpore Sano Health Club vão também subir ao palco e apresentar pequenos espetáculos.

O folclore também tem lugar nesta programação. No dia 10, às 15h00, sobem ao palco o Grupo Folclórico Poveiro, o Rancho Folclórico “Os Camponeses de Navais, o Rancho Folclórico da Casa do Povo de Aguçadoura, o Rancho Folclórico de Aver-o-Mar e o Rancho Tricanas do Cidral.

Mas, os convidados VIP desta festa serão, sobretudo, as crianças. Muitas brincadeiras, muitos insufláveis e muitos jogos estão a ser preparados para que elas se divirtam e queiram voltar, ano após ano, até que seja a vez delas trazerem os seus próprios filhos. É, essencialmente, criar utilizadores do Parque da Cidade a longo prazo a verdadeira essência de “Uns dias no Parque”.

Tal como referido pelo Presidente da Câmara Municipal, “Uns dias no Parque” é também uma exposição de Associações, instituições de Solidariedade Social e de Serviços. Todos podem realizar alguma receita para desenvolver as suas atividades através da venda de produtos.

“Venham passar dias felizes com os vossos filhos, no Parque da Cidade”, convidou Aires Pereira.