Considerando-se fundamental o esclarecimento do consumidor, julgamos pertinente clarificar um aspeto que diz respeito à possibilidade de efetuar o pagamento de uma fatura em mora através de todas as vias de pagamento praticáveis.

Até ao momento, o pagamento de uma fatura em atraso implicava a deslocação do consumidor à Loja do Ambiente.

A partir de agora, poderá fazê-lo via Multibanco / CTT/ Payshop ou débito direto, sendo que, no caso do pagamento ser por débito direto e o valor da fatura em mora não tenha sido debitado (por falta de provisão), o mesmo será automaticamente debitado no mês seguinte juntamente com o valor da fatura do período em vigor.

Esta alteração tem início no corrente mês de março, sendo que a fatura da água será emitida num novo modelo.

Neste sentido, procura-se uma maior clareza na transmissão da informação ao consumidor, fornecendo dados mais detalhados dos valores, por cada serviço prestado e respetivo IVA.

Para além disso, consta do modelo agora adotado informação do consumo médio dos últimos 12 meses e um histórico de faturação que permite ao consumidor visualizar os consumos faturados nos últimos 12 meses.

Terá ainda informação da Data e Leitura da Última Leitura Real (leitura efetuada pelos leitores dos nossos serviços).

No portal municipal pode visualizar ou descarregar um ficheiro com a explicação pormenorizada de todos os campos que constam da fatura. Consulte. Seja um cidadão esclarecido e informado. O Município colabora.