Esta exposição pretende dar uma retrospectiva dos 100 anos de trabalhos arqueológicos na Cividade de Terroso, cujos trabalhos de escavação, recuperação e restauro contam com o apoio da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim.

Na exposição vão estar patentes materiais e documentos provenientes das primeiras escavações na Cividade e das personagens envolvidos na sua realização, bem como os resultados dos trabalhos arqueológicos que vêem sendo realizados desde 1980. Será também dada a oportunidade, aos visitantes, de contactar com materiais arqueológicos, assistirem à recriação de ambientes e actividades dos habitantes da Cividade, sobressaindo, assim, o carácter didático e interactivo da Exposição.

inauguração expo 01 inauguração expo 02

Inauguração da Exposição

Imóvel de Interesse Público, a Cividade de Terroso é uma das mais significativas estações arqueológicas da Cultura Castreja do Noroeste Peninsular e um marco arqueológico do concelho. Segundo José Flores, dentro de três anos, a Cividade de Terroso poderá estar entre os locais arqueológicos do projecto Castrenor – Cultura Castreja no Noroeste Peninsular e, eventualmente com a classificação de Património Mundial. A ideia passa pela criação de uma rede de castros galegos e portugueses que se possam candidatar à distinção atribuída pela UNESCO e que permita, no futuro, a implementação de roteiros castrejos.
Foi no início do Século XX que Rocha Peixoto iniciou os primeiros trabalhos de escavação na Cividade, interrompidos pouco depois e retomados na década de 80. Um vasto património de objectos foi posto a descoberto, permitindo chegar à conclusão que a ocupação da Cividade remonta à Idade do Bronze, estendendo-se até ao período de Romanização.
O investimento feito na recuperação da Cividade tem como objectivo tornar este local numa das mais importantes estações arqueológicas visitáveis e assim defender o Património Concelhio.
No âmbito da importância da Cividade de Terroso a nível peninsular, e promovendo o intercâmbio cultural, o Dr. José Manuel Flores Gomes, arqueólogo municipal e coordenador dos trabalhos desenvolvidos em Terroso, deslocou-se a Mondariz Balneario (Pontevedra, Espanha) onde foi palestrante num seminário sobre a Cultura Castreja, que decorreu nos dias 22 e 23 de Junho.