Segundo Daniel Hompesch, “o verdadeiro artista não é aquele que, muitas vezes disfarçado, se produz nos palcos das televisões ou nas vernissages ao lado dos “críticos” e “jornalistas”, mas é o que trabalha no isolamento do seu atelier. Sim, é um trabalhador normal, como um carpinteiro, sapateiro ou qualquer outra profissão. Não é um ser que espera estar inspirado para enfrentar a tela branca sob um golpe de génio.

O artista é um ser, que tenta, muitas vezes de forma visionária, transmitir ideias, poéticas ou não! Essas ideias surgem através de riscos e vão amadurecendo até ao momento de as transmitir na tela. Há todo um trabalho preliminar que antecede a realização de uma tela: a ideia, os croquis, os estudos e, só depois, a passagem à realização.

Esta exposição é um bom pretexto para se mostrar aos jovens estudantes os croquis feitos rapidamente, quando uma ideia surge, seja onde for e quando for, e é registada, de memória, e servem de base à realização de uma tela. Esta é uma boa oportunidade para ver o ponto de partida e o resultado, agrupados pelas temáticas das ideias que surgem”.

A mostra estará patente até 14 de novembro e poderá ser visitada no horário de funcionamento da Biblioteca: segunda a sexta, das 9h00 às 19h00 e sábados: das 14h00 às 18h00.