Este ícone poveiro é, agora, a imagem desta competição que irá reunir mais de três mil pessoas, na corrida e na caminhada.

O Vice-Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, Luís Diamantino, salientou o facto da apresentação decorrer num dos símbolos da Póvoa, adiantando que a corrida terá as condições ideais à realização. O autarca sublinhou, ainda, a tradição de atletismo que já existe no concelho, com a realização todos os anos do Plano de Promoção de Atletismo “que tem dado atletas de nível nacional. Esse trabalho, essa massificação, faz com que a Póvoa de Varzim seja uma cidade saudável e é importante que as pessoas no domingo participem para que o Instituto se sinta apoiado”, concluiu Luís Diamantino.

Presente na sessão, Aurora Cunha, que foi tricampeã mundial em atletismo, apontou a vertente solidária associada, lembrando que “o desporto tem a vertente de ajudar os outros”. Os dois euros de cada inscrição irão reverter para o Instituto Maria da Paz Varzim. “É o quarto ano que associamos uma instituição, faz parte do nosso ADN já, mais importante que o dinheiro é mostrar ao público as causas”, explicou Jorge Teixeira, diretor geral da Runporto, que em parceria com a Câmara Municipal, Associação de Atletismo do Porto e Conselho Regional de Arbitragem organizam o evento.

Quanto à escolha da Lancha Poveira para a apresentação do evento, o diretor da Runporto adiantou que será de agora em diante a imagem da prova. “Andamos à procura de um bom cartaz e temos aqui coisas para mostrar ao mundo e a Lancha Poveira é algo que nos honra ter associada à corrida e vai nos próximos anos ser a imagem de marca da corrida”.

Da parte do Instituto Maria da Paz, Carlos Mateus agradeceu o apoio e apelou à população para participar na iniciativa. “Queremos que as pessoas participem, mostrem o apoio na mancha humana e não só dando o dinheiro”.

Uma das mais antigas e tradicionais provas de estrada no panorama nacional vai assim percorrer 10 quilómetros das ruas poveiras. A caminhada é de 5 quilómetros.

O início está marcado para as 10h00 com partida e chegada na Rua Varzim Sport Clube.