Música medieval, danças, artesanato, gastronomia, demonstração de ofícios, teatro, torneios e rixas, espetáculo de fogo, malabares e acrobacias, cortejos, falcoaria e passeios a cavalo atraíram, desde a tarde de sexta-feira e até ontem à noite, muitos milhares de pessoas à Feira Medieval, na Praça do Almada.

Na abertura do certame, Lucinda Delgado, Vereadora do Desenvolvimento Local da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, esclareceu que “a Feira Medieval contava com a participação de 50 artesãos da Velha Lamparina, apresentando uma grande diversidade, quer de produtos artesanais quer de gastronomia”.

A Vereadora lembrou que este era o 4º ano consecutivo que o evento se realizava e o feedback das edições anteriores sempre foi muito positivo. Neste sentido, transmitiu que considera que “quando as coisas correm bem, devemos mantê-las”.

Lucinda Delgado destacou a participação dos artesãos locais que “têm deixado uma imagem muito positiva do nosso concelho”, bem como a animação, “muito interessante”, da qual realçou a ceia medieval que, na noite sexta-feira, decorreu nas arcadas dos Paços do Concelho. Assim sendo, “os motivos foram mais do que suficientes para nos dirigirmos à Praça do Almada”.

A autarca referiu ainda que, “este ano, juntamente com a ACAL, foi decidido prolongar a decoração até à Rua da Junqueira para chamar as pessoas à Praça do Almada e vice-versa”. A este propósito, Lucinda Delgado esclareceu que “temos uma preocupação sempre presente de não prejudicar o nosso comércio tradicional. Isto é um trabalho em equipa e só podemos estar na nossa sociedade.

Lucinda Delgado concluiu, transmitindo: “o que queremos é que as pessoas venham à Póvoa e haja um motivo para cá virem, que se sintam bem e sejam bem recebidas para quererem voltar”.

Cristina Mendes, do Turismo Porto e Norte de Portugal, manifestou o apoio da entidade regional à Câmara Municipal da Póvoa de Varzim por “considerarem que este tipo de iniciativas são fundamentais para a dinamização turística do nosso território e para a afirmação da excelência do turismo do Porto e Norte de Portugal”. Transmitiu ainda que “consideramos que os artesãos merecem sempre uma palavra de felicitação e de reconhecimento pelo trabalho que fazem em prol da preservação das nossas tradições. Eles são embaixadores, por excelência, da nossa memória coletiva e, por isso, são tidos como fundamentais na divulgação das regiões turísticas”.

Veja algumas imagens desta Feira Medieval.