Amanhã, quarta-feira, 31 de Dezembro, a organização do Encontro pela Paz convida todos a despedirem-se de 2008 com um Minuto de Silêncio Pela Paz, momentos antes da meia-noite, no local onde estiver. No dia seguinte, 1 de Janeiro, Dia Mundial da Paz, é a vez de lançar ao mar as flores brancas recolhidas na Taça da Paz. Este momento, um dos mais marcantes do Encontro pela Paz, tem lugar no Cais da Paz, junto ao Instituto de Socorro a Náufragos, às 16h00.

Na sexta, 2 de Janeiro, o Posto de Turismo recebe uma exposição de banda desenhada da autoria de Agonia Sampaio, patente até 24 de Janeiro. Esta pode ser visitada de segunda a sexta-feira entre as 9h00 e as 19h00 e aos sábados e domingos das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 19h00.

Como forma de anunciar o Novo Ano, cantam-se as Janeiras. Por todo o concelho, grupos de amigos ou associações culturais e recreativas encarregam-se de manter esta tradição bem viva. Também a Câmara Municipal e a Associação Comércio ao Ar Livre se associam a este costume, tendo convidado várias associações culturais e recreativas do concelho a Cantar as Janeiras. Assim, “Vamos Cantar as Janeiras” sai para ruas da cidade no sábado, 3 de Janeiro, a partir das 15h30. Participam nesta actividades o Centro Cultural e Desportivo Barreiros, o Rancho Folclórico de Aver-o-Mar, a Associação Cultural de Balasar, a Associação Cultural e Desportiva da Mariadeira, as Tricanas Poveiras, o Grupo Desportivo, Cultural e Recreativo Sr.ª do Ó, a Associação Desportiva e Recreativa Académico de Belém, a JuveNorte, os Leões da Lapa e a Associação Cultural e Recreativa da Matriz que vão percorrer a Rua Bonitos de Amorim, Largo das Dores, Rua Cidade do Porto, Avenida Mousinho de Albuquerque, Rua 31 de Janeiro, Praça da República, Rua Sacra Família, Rua do Visconde de Azevedo, Praça 5 de Outubro, Avenida dos Banhos, Junqueira Rua António Graça, Praça João XXIII e Penalves. Os grupos participante terminam o seu percurso na Praça do Almada, onde vão interpretar em conjunto, por volta das 18h30, “Natal dos Simples”, uma música de Zeca Afonso.

janeiras 08

Para os mais novos, a proposta passa por uma tarde dedicada à leitura na Biblioteca Municipal, já que no sábado tem lugar a habitual sessão mensal de “Sábados Mágicos… Leituras Encantadas”, às 15h00. À noite é a vez do teatro, com a apresentação, às 22h00 no Auditório Municipal, da peça “Mamã?!”, pelo Peripécia Teatro. Este espectáculo faz parte da Temporada Teatral da Póvoa de Varzim, da responsabilidade do Varazim Teatro.

Durante todo o mês pode ainda saborear Rojões e Papas de Sarrabulho, o prato de Janeiro dos Sabores Poveiros, em restaurantes aderentes. Esta é uma iniciativa dinamizada pela Câmara Municipal desde 2007 que procura divulgar a gastronomia local, disponibilizando todos os meses uma receita diferente em vários restaurantes da cidade.

No Arquivo Municipal, o Serviço Educativo retoma as sessões e oficinas pedagógicas que têm lugar durante todo o ano, depois de, no mês de Dezembro, as ter interrompido de forma a organizar um ateliê lúdico e pedagógico alusivo ao Natal. Assim, para os próximos meses e mediante marcação prévia, os mais novos podem participar nas sessões “Descobre por ti…”, “A Póvoa dos Banhos”, “A Praça do Almada e os Paços do Concelho”, “Do Papiro à Pen-Drive”, “O Arquivo e a Conservação preventiva” e nas oficinas “O teu nome em Hieróglifos” e “Paleógrafo por um dia”. As sessões e oficinas decorrem às terça e quintas-feiras, às 10h30 e às 14h30.

E assim se despede “Feliz Natal Póvoa de Varzim!”, o programa de animação natalícia que a Câmara Municipal em colaboração com seus seus parceiros sociais ofereceu a toda a comunidade, proporcionando momentos de diversão e alegria desde finais de Novembro. A Agenda de Natal pode ainda ser consultada no portal municipal, local onde, em breve, poderá também aceder à Agenda Municipal de Janeiro.