O objectivo da iniciativa era angariar fundos para o Centro Desportivo e Cultural de Navais, associação organizadora da prova e que mobiliza, todos os anos, centenas de atletas, no ciclismo, no futebol e no atletismo. O clube pretende adquirir um veículo de 16 lugares para que os seus atletas possam participar em competições fora do concelho. Com a realização deste Raid, a associação conseguiu angariar €1500.

Desta feita, a prova não tinha cariz competitivo, mas nem por isso deixou de ser um teste à resistência de cada um, já que os percursos, sempre dentro do concelho da Póvoa de Varzim, eram de 20 ou de 35 quilómetros. Com este Raid BTT de Natal, o Centro Desportivo e Cultural de Navais assinalou o seu 29º aniversário.  

As inscrições para o próximo desafio BTT na Póvoa de Varzim já estão abertas. Tendo em conta que as provas dinamizadas aqui na Póvoa de Varzim são sempre um êxito, contando com a participação de centenas de ciclistas, o Pelouro do Desporto e a Bikeservice organizam o Raid Masseiras, com o intuito de mostrar esta forma particular de cultivar os campos a todos aqueles que se inscreverem na prova. O dia 6 de Fevereiro foi o escolhido para a realização da competição, cujas inscrições estarão abertas até dois dias antes.