Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

Inovar no Presente,
Garantir o Futuro!

Sections

Festas da Assunção na Póvoa de Varzim

Em agosto, a Póvoa de Varzim celebra a festa religiosa da padroeira dos pescadores: as Festas d’Assunção, que este ano se realizam de 6 a 22 de agosto.

Notícias

Festas da Assunção na Póvoa de Varzim

Póvoa de Varzim, 08.08.2018

Em agosto, a Póvoa de Varzim celebra a festa religiosa da padroeira dos pescadores: as Festas d’Assunção, que este ano se realizam de 6 a 22 de agosto.

Organizadas pela Real Irmandade da Nossa Senhora da Assunção – Fábrica da Igreja Paroquial de Nossa Senhora da Lapa, as Festas tiveram início a 6 de agosto com a Novena Preparatória, até dia 11. A 12 tem início o Tríduo Preparatório e no dia 13, segunda-feira, às 19h00, haverá Eucaristia com Sermão.

Na terça-feira, 14 de agosto, terá lugar a Eucaristia da Vigília com Sermão, às 19h00. Da parte da noite, o Largo António Nobre recebe o cantor Nunno Portugal às 22h00, atuação que precede uma grande sessão de fogo-de-artifício a encerrar o dia, às 24h00.

Quarta-feira, 15 de agosto, às 11h00 haverá uma Eucaristia Solene, animada pelo coro paroquial com música instrumental. A principal atração do dia, e do evento, é a imponente procissão de Nossa Senhora d´Assunção, considerada pela organização como a mais rica e sumptuosa do País. Este ano, a procissão parte da Igreja da Lapa às 16h00 e integrará a GNR (a cavalo), a Fanfarra dos Escuteiros de Ronfe e as Confrarias e Irmandades da Póvoa de Varzim.

O cortejo religioso percorrerá o seguinte itinerário: Rua 31 de Janeiro, Largo Elísio da Nova, Rua João Dias, Rua da Junqueira, Rua da Alegria, Rua António Graça, Rua Elias Garcia, Avenida dos Banhos e Avenida dos Descobrimentos até à Lapa, onde termina. À passagem da procissão pela marginal poveira, frente ao porto de pesca, os andores serão virados para o mar, altura em que serão lançados milhares de foguetes em saudação à virgem padroeira dos pescadores.

Às 21h45, o Rancho Tricanas da Lapa atua no Largo António Nobre.

As Festas só terminam uma semana depois, a 22 de agosto, quarta-feira, com a cerimónia do Beija-mão, que começa às 09h00 e fecha com uma missa às 18h00.