Conhecidas como as mais populares do concelho e uma das maiores a nível nacional, as festas religiosas em honra de Nossa Senhora da Assunção atraem à Póvoa milhares de pessoas, o que deverá voltar a acontecer este ano, sobretudo no dia da procissão, que sairá da Igreja da Lapa na terça-feira, 15, às 16h00. A procissão será presidida pelo Arcebispo Primaz, D. Jorge Ortiga, e integrará a GNR, a cavalo, a Fanfarra dos Escuteiros de Ronfe (Guimarães), todas as Confrarias e Irmandades da cidade, para além de centenas de figurantes. O cortejo religioso termina em frente ao Porto de Pesca, onde serão lançados milhares de foguetes, em saudação à Virgem padroeira dos pescadores.

O programa das festas começa, no entanto, no dia 13, domingo, com a celebração de uma missa, às 8h00, na Igreja da Lapa. No dia 14, destaque para uma sessão de fogo de artifício nocturno, a partir das 21h45, no cais do molhe norte.
O dia 15 começa às 8h00, com a realização de uma missa e o repique de sinos e uma salva de 21 tiros, anunciando o dia mais importante das festas. Às 9h00, a Banda Musical da Póvoa de Varzim percorrerá as principais ruas da cidade, terminando com um concerto, no Auditório da Lota. À noite, no Largo António Nobre, actua o Rancho Folclórico de Silvares (Guimarães) e o Rancho Tricanas da Lapa, a partir das 21h45. O dia 15 chega ao fim com mais uma sessão de fogo de artifício, às 24h00, junto ao cais do molhe norte.