No dia 28, quinta-feira, o quarteto de cordas Quatuor Zaïde vai atuar na Igreja Românica de S. Pedro de Rates.

Fundado em 2009, o Quatuor Zaïde conquistou o 1º Prémio do Concurso Internacional Joseph Haydn (2012), bem como três prémios especiais, sendo um deles o da melhor interpretação das obras de Haydn.

Em Setembro de 2011, as quatro instrumentistas já haviam recebido o 1º Prémio no Concurso Internacional de Música de Pequim. Em 2010, um ano somente após a sua constituição, o Quatuor Zaïde tinha obtido uma impressionante série de prémios: o prémio da imprensa internacional concedido por unanimidade no Concours International de Quatuor à Cordes de Bordeaux, o 3º Prémio do Concours International de Quatuor à Cordes de Banff (Canadá) e o 1º Prémio do Concurso Internacional Charles Hennen de Heerlen (Holanda).

Na sexta-feira, 29 de julho, será o Auditório Municipal a receber Lourenço Macedo Sampaio (Violeta) e Olga Vasilyeva (piano).

Nascido em 1989, Lourenço Macedo Sampaio formou-se no Conservatório de Música do Porto, na classe de Professor Jean-Loup Lecomte com nota máxima. Vencedor do Prémio Jovens Músicos 2015 – Nível Superior e Jovem Músico do Ano 2015, licenciou-se em Música com nota máxima pela Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo na classe do Professor Ryszard Woycicki de quem recebeu também ensinamentos de Música de Câmara.

Olga Vasilyeva nasceu em Kaliningrad, Rússia, onde iniciou os seus estudos musicais com 5 anos de idade, na Escola de Música local. Concluindo o Colégio de Música desta cidade, durante esse tempo ganhou concursos de prestígio na Rússia: em 1993 – “Novos Nomes”, 1994 – “Os jovens talentos”. Ingressou no Conservatório Estatal de S. Petersburgo na Classe de Piano do Professor R. Lebedev, obtendo o Diploma com distinção em 2000. Nos dois anos seguintes frequentou a Musik Hochschule em Frankfurt am Main, foi vencedora no concurso DAAD e recebeu um convite e uma bolsa de estudos para a participação no Festival de Música Merano-Musikfestival (Itália), em que frequentou masterclasses e participou em vários concertos. Após  mais um ano na Musik Hochschule em Würzburg, na Classe da M. Kaneko, defendeu o seu Diploma com distinção. Em 2006 conclui o Doutoramento em Piano.

O FIMPV encerra a edição 2016 com uma obra emblemática da música sacra italiana. O concerto, a 30 de julho, na Igreja Matriz, é dirigido por um dos seus maiores especialistas. Após estudos de flauta de bisel e de corneto (Toulouse, Amsterdam, Basileia), Jean Tubéry fundou o Ensemble La Fenice, designação adoptada por um grupo de músicos reunidos desde 1990, animados pelo desejo de partilhar a sua paixão pela faustosa música veneziana do século XVII, revelando-a na sua extraordinária vitalidade. O seu interesse pelo repertório vocal leva-o também à direção coral, cuja técnica estudou com Hans Martin Linde e Pierre Cao. Fundado em 1999 por este último, o Choeur Arsys Bourgogne desenvolveu um projeto original apoiando-se na valorização de seis séculos de repertório vocal, que o elevou rapidamente ao nível dos maiores agrupamentos europeus. Em 2015, é o jovem diretor Mihály Zeke que retoma a direção musical e artística do agrupamento.

Esta 38ª edição do FIMPV é organizada pela Associação Pró-Música da Póvoa de Varzim e conta com os apoios estruturantes da Direcção-Geral das Artes (Ministério da Cultura), da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim e do Turismo de Portugal, I. P., bem como de patrocínios e serviços de diversas empresas, ao abrigo de Lei do Mecenato.

Todos os concertos têm início às 21h45. Consulte o programa completo do 38º Festival Internacional de Música da Póvoa de Varzim.

O preço dos bilhetes é de 3,00€ por espetáculo. A aquisição de bilhetes poderá ser feita de segunda a sexta-feira, das 9h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30, na receção da Escola de Música. Poderá ainda obter informações através dos telefones 252 614 145 ou 965 342 139, sendo que aos sábados e domingos, das 15h00 às 18h00, poderá contactar através do 965 342 139.